3. Projeto “Over Sun” vence a quarta edição do Hackathon Mundo Biomédico

Projeto “Over Sun” vence a quarta edição do Hackathon Mundo Biomédico

•   25 de maio de 2021

Concurso para empreendedores da UBI promovido para encontrar ideias inovadoras.

Ficheiro com o nome: Hackathon Mundo Biomedico

O projeto “Over Sun” venceu a edição deste ano do Hackathon Mundo Biomédico, concurso organizado pelo UBIMedical e Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CFS-UBI), dedicado a propostas inovadoras e com potencial empreendedor.

A ideia tem em vista a criação de um dispositivo que emite um alerta tendo em conta o tempo da exposição solar, estando numa fase já muito próxima da translação para o mercado.

Os promotores da iniciativa vencedora, que recebeu o prémio de 350€, são alunos da UBI, do 1º ano do mestrado em Ciências Biomédicas (Ana Gajeiro, Carolina Lucas, Daniela Nunes, Gilberto Andrade, Mafalda Proença) e um aluno do 2º ano do Mestrado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (Jorge Baptista).

A edição deste ano contou com projetos de elevada qualidade e oportunidade, em áreas relacionadas com a economia circular, dispositivos médicos para monitorização de alergias, diabetes, distúrbios ao nível do sangue, doenças do foro cardiovascular, ou autoimunes.

A quarta edição do Hackathon compreendeu uma sessão de mentoria e uma Pitch Competition, que decorreram online, dadas as condicionantes da COVID-19. A Pitch Competition teve lugar no dia 20 de maio. Os membros do júri representaram o Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI) (Sílvia Socorro), a empresa do sector farmacêutico LabFit (Ana Palmeira), a empresa ligada às TIC - Inklusion (João Dias) e a incubadora UBImedical (Dina Pereira).

A competição esteve aberta a alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos dos seguintes cursos: Ciências Biomédicas, Bioengenharia, Biotecnologia, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Optometria e Ciências da Visão, Química Industrial, Química Medicinal e Engenharia Informática.

Data da última atualização: 2021-05-25