3. UBI promove atividades na Semana da Ciência e da Tecnologia

UBI promove atividades na Semana da Ciência e da Tecnologia

•   11 de novembro de 2021

O programa é aberto à comunidade e as inscrições estão disponíveis até dia 17 de novembro.

Ficheiro com o nome: semana_C&T-2021

A Universidade da Beira Interior (UBI) participa em mais uma edição da Semana da Ciência e da Tecnologia, abrindo as portas para receber visitantes que vão ter a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por diversos cientistas. A UBI é a única instituição do distrito de Castelo Branco a propor atividades, num total de nove, que têm inscrições abertas até dia 17 de novembro.

O programa dirige-se a diferentes públicos, como a comunidade em geral e aos estudantes dos diferentes níveis de ensino. Os participantes podem conhecer a “ciência que faz campeões”, participar em jogos, palestras, workshops, e inúmeras outras atividades na área das ciências da saúde e da vida e da física aplicada às telecomunicações. São propostos desafios diversos, como ser investigador por um dia, bioquímico, microbiólogo ou oncobiólogo.

As diversas iniciativas são propostas pela Departamento de Física (Faculdade de Ciências), Departamento de Ciências do Desporto (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e o Centro de Investigação em Ciências da Saúde (Faculdade de Ciências da Saúde).

A Semana da Ciência e da Tecnologia, que vai decorrer entre os dias 22 e 26 de novembro, é uma iniciativa de âmbito nacional, que dá a conhecer os cientistas, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento, promoção da cultura científica, progresso e bem-estar da sociedade. São centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país.

Este ano, a iniciativa assinala também os 25 anos da criação, em 1996, do Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado a 24 de novembro por iniciativa do então Ministro da Ciência, José Mariano Gago, em homenagem ao divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data.

Atividades a decorrer na UBI
Actividades de Investigação do Grupo FATEL (Física Aplicada e Telecomunicações)

As mil e uma maneiras de um oncobiólogo obter uma resposta

Explorando a Biotecnologia na Saúde

Junior Lab Game

Microbiólogo por um dia

Tens perfil de investigador? Prova-nos! Aceitas o desafio?

Um dia de bioquímico”: A importância da Ressonância Magnética Nuclear nas Ciências da Saúde

“Um dia de bioquímico”: Um órgão multitarefa: como reage o fígado diante das drogas lícitas e ilícitas?

A ciência que faz campeões

O Cérebro, a última fronteira

Data da última atualização: 2021-11-11