3. “Camaradas de Armas” premiado no Festival Caminhos do Cinema Português

“Camaradas de Armas” premiado no Festival Caminhos do Cinema Português

22 de novembro de 2021

O trabalho de Catarina Henriques recebeu Prémio da Seleção Ensaios.

O filme da Universidade da Beira Interior (UBI), “Camaradas de Armas”, realizado por Catarina Henriques, no âmbito do Mestrado em Cinema, foi distinguido com o Prémio da Seleção Ensaios – A Previdência Portuguesa, no festival Caminhos do Cinema Português. O trabalho produzido para conclusão do 2.º Ciclo/Mestrado em Cinema venceu o Prémio de Melhor Ensaio Nacional.

“Camaradas de Armas” é um documentário com aproximadamente 30 minutos de duração e retrata a vida de cada um dos jovens que ingressaram no curso de Praças Fuzileiros de 2018. “Mostra de perto a vivência dos jovens que escolheram deixar a vida civil para se tornarem militares na força especial da marinha, os fuzileiros. Acompanhamos aquilo que realmente acontece durante o percurso destes rapazes no curso de Praça Fuzileiro”, refere a sinopse. Já segundo o júri do “Caminhos”, o filme oferece “uma profunda, singular e estruturada visão da instituição militar em Portugal – ecossistema normalmente tido como de difícil acesso e, até agora, pouco documentado por entidades externas”.

O filme esteve numa competição que reuniu 58 produções oriundas do contexto académico, de jovens portugueses e estrangeiros. Esses trabalhos estiveram em representação de 13 países.

Esta é a terceira distinção do trabalho de Catarina Henriques, que recebeu no início do mês o Prémio Primeiro Olhar, do XXI Encontros de Cinema, que decorreu em Viana do Castelo. Conta ainda com o 2.º lugar, na categoria Melhor Documentário nos prémios Sophia estudante 2021.

Notícia atualizada às 10h00, de 23 de novembro de 2021.

Data da última atualização: 2021-11-22