Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. “Camaradas de Armas” premiado no Festival Caminhos do Cinema Português

“Camaradas de Armas” premiado no Festival Caminhos do Cinema Português

  22 de novembro de 2021  

Img:

O trabalho de Catarina Henriques recebeu Prémio da Seleção Ensaios.

O filme da Universidade da Beira Interior (UBI), “Camaradas de Armas”, realizado por Catarina Henriques, no âmbito do Mestrado em Cinema, foi distinguido com o Prémio da Seleção Ensaios – A Previdência Portuguesa, no festival Caminhos do Cinema Português. O trabalho produzido para conclusão do 2.º Ciclo/Mestrado em Cinema venceu o Prémio de Melhor Ensaio Nacional.

“Camaradas de Armas” é um documentário com aproximadamente 30 minutos de duração e retrata a vida de cada um dos jovens que ingressaram no curso de Praças Fuzileiros de 2018. “Mostra de perto a vivência dos jovens que escolheram deixar a vida civil para se tornarem militares na força especial da marinha, os fuzileiros. Acompanhamos aquilo que realmente acontece durante o percurso destes rapazes no curso de Praça Fuzileiro”, refere a sinopse. Já segundo o júri do “Caminhos”, o filme oferece “uma profunda, singular e estruturada visão da instituição militar em Portugal – ecossistema normalmente tido como de difícil acesso e, até agora, pouco documentado por entidades externas”.  

O filme esteve numa competição que reuniu 58 produções oriundas do contexto académico, de jovens portugueses e estrangeiros. Esses trabalhos estiveram em representação de 13 países.

Esta é a terceira distinção do trabalho de Catarina Henriques, que recebeu no início do mês o Prémio Primeiro Olhar, do XXI Encontros de Cinema, que decorreu em Viana do Castelo. Conta ainda com o 2.º lugar, na categoria Melhor Documentário nos prémios Sophia estudante 2021.

Notícia atualizada às 10h00, de 23 de novembro de 2021.

 

Partilhar

Data da última atualização: 2021-11-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.