3. UBImedical em projeto europeu para incentivar empreendedorismo dos estudantes

UBImedical em projeto europeu para incentivar empreendedorismo dos estudantes

•   04 de março de 2022

O INNOCUP é promovido no âmbito do INNOUNITA – INNOvation Capacity Building in UNITA.

Ficheiro com o nome: INNOCUP

A UBImedical | UBIExecutive - incubadora de empresas da Universidade da Beira Interior (UBI) - está a desenvolver o INNOCUP, um programa com o intuito de revigorar o perfil empreendedor dos estudantes. Este programa está integrado no projeto Europeu INNOUNITA – INNOvation Capacity Building in UNITA, e é composto por uma série de workshops que culminarão no INNOpitch, a competição final em que os alunos concorrem com o seu projeto a um dos dois prémios.

O INNOCUP pretende alavancar o espírito empreendedor dos estudantes, tendo assim integrado várias Unidades Curriculares em diferentes faculdades da UBI. Este programa foi desenvolvido com a cooperação dos docentes Bruno Silva (Departamento de Informática), Eduardo Cavaco (Departamento de Ciências Médicas), João Leitão (Departamento de Gestão e Economia), Nuno Pombo (Departamento de Informática), Pedro Dinis Gaspar (Departamento de Engenharia Eletromecânica) e Pedro Mota Veiga (Departamento de Gestão e Economia).

O conjunto de workshops vai abordar temas como Design Thinking, Propriedade Industrial, Triple Layer Business Model e Pitch Communication. Estas ações contemplam uma breve exposição teórica acerca do tema e uma componente prática em que os grupos de estudantes são auxiliados no desenvolvimento das suas ideias. Já no INNOpitch, os alunos vão apresentar o pitch do seu projeto perante uma equipa de júris, que irá premiar duas equipas. Este prémio compreende um ano de incubação gratuita (em regime de co-work) e um prémio monetário de 5.000 euros. As duas equipas vencedoras serão aceleradas pela UBImedical| UBIExecutive, de forma a desenvolverem a sua ideia e conseguirem, no fim do período de incubação, decidir se transferem a sua tecnologia para o mercado.

Data da última atualização: 2022-03-04