3. UBI capacita professores guineenses na disciplina da matemática

UBI capacita professores guineenses na disciplina da matemática

•   17 de junho de 2022

A acção decorre até dia 24 de junho e abrange 18 docentes da Guiné Bissau.

Ficheiro com o nome: matematica_guine

Dois docentes da Universidade da Beira Interior (UBI) estão a dar formação a professores de Matemática de escolas do ensino público da Guiné Bissau. A iniciativa surge no âmbito de um acordo de cooperação entre a UBI e a Universidade Católica da Guiné-Bissau (UCGB) e decorre durante 10 dias na Curia Diocesana, juntando 18 professores do país africano. Participam na ação Isabel Cunha e Rui Pacheco (Departamento de Matemática) e Anabela Dinis (Departamento de Gestão e Economia).

António Fidalgo, antigo reitor da UBI e um dos impulsionadores da cooperação com a UCGB, enalteceu à Agência Lusa a importância da ação iniciada na terça-feira desta semana, por ser, disse, um meio de ajudar a capacitação dos docentes numa disciplina em que os alunos guineenses “denotam algumas dificuldades”.

O ex-Reitor deu o exemplo de dois alunos guineenses que estão a cursar Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. “São dois alunos que iniciaram o curso em 2016, alunos guineenses provenientes de Cumura, alunos esforçados, que cumpriram, mas ao início tiveram dificuldades nas áreas bases, sobretudo a matemática”, referiu António Fidalgo.

Mamadu Bá, coordenador dos professores da matemática da Guiné-Bissau, explicou também à Agência Lusa que a formação “vai reforçar e aprofundar” os conhecimentos dos docentes numa disciplina em que admitiu a existência “de algumas dificuldades” não só na componente científica, como pedagógica.

Os professores guineenses vão receber reforço de competências em módulos como álgebra, análise, estatística, probabilidades e análises combinatórias bem como de geometria, que Mamadu Bá considera ser “o campo de maiores dificuldades” dos docentes.

A ação de formação em curso surge no âmbito do programa Erasmus de mobilidade, notou António Fidalgo, salientando que embora termine no dia 24, os professores poderão continuar a interação com os colegas da UBI via internet.

Data da última atualização: 2022-06-17