3. Diplomada em Design de Moda selecionada pela ModaLisboa

Diplomada em Design de Moda selecionada pela ModaLisboa

•   19 de setembro de 2022

Maria Duque faz parte do grupo de dez designers escolhidos para o concurso “Sangue Novo”, que junta jovens criadores.

Ficheiro com o nome: molly98 - foto Modalisboa

Maria Duque, diplomada no curso de Design de Moda da Universidade da Beira Interior (UBI) viu o seu talento reconhecido pela ModaLisboa, ao ser escolhida para o concurso “Sangue Novo”. A ex-aluna formou-se em 2020/21 e tem-se dedicado à criação e consolidação de uma marca própria, a Molly98, que vai agora participar na competição para jovens Designers.

“Sangue Novo” selecionou dez jovens designers para “estimular e capacitar a criatividade e produção em Moda”, refere a ModaLisboa, sobre este projeto “de defesa da transdisciplinaridade e da experimentação de novos caminhos, não só de Design, mas de modelos de negócio”.

Maria Duque apresenta no concurso produções que utilizam materiais já existentes, na sequência da aposta que faz como Molly98, marcada pela “slow fashion”, assente em princípios como a economia circular, desperdício zero e consumo consciente. A coleção inspira-se nos ambientes e comportamentos mais populares em Portugal, descreve o site do concurso: “Troféus e cachecóis de clubes desportivos nas paredes do café, o naperon bordado pela avó no topo dos móveis, os primos imigrantes que todos os verões voltam vestidos com t-shirts da seleção nacional”. Uma visão “jovem, moderna e carismática, de certa forma uma sátira à aldeia onde cresceu e da qual tem tanto orgulho”.

Maria Duque, ou Molly98, esteve já em destaque em revistas da especialidade e vestiu artistas musicais nacionais e estrangeiros em situações como produção de videoclips, concertos e diversos festivais.

A diretora do curso de 1.º Ciclo em Design de Moda manifesta satisfação com o sucesso da diplomada pela UBI. Rafaela Norogrando justifica que fez parte do conjunto de estudantes que “tiveram as maiores dificuldades na formação devido à pandemia e isso exigiu muito dos professores e tanto dos alunos”. “Lembro o projeto de final de curso, em que tivemos que trabalhar arduamente nos processos até que eles tivessem condições de serem designers. Além disso, as mudanças idealizadas pelas diretorias de cursos em Design de Moda, com o apoio das comissões e professores em prol do pensamento em design foram sendo implementadas e isso só comprova que o Design de Moda da UBI é uma área consolidada e a ficar cada vez mais forte na formação de seus alunos”, conclui.

As coleções participantes de “Sangue Novo” são apresentadas ao júri no dia 7 de outubro (na Lisboa Social Mitra, às 18h00). Na mesma ocasião, o júri dá a conhecer os cinco finalistas que receberão o Prémio ModaLisboa x Seaside e que competirão, em março de 2023, pelos prémios IED - Istituto Europeo di Design Milano, Tintex Textiles e Showpress.

Concurso “Sangue Novo”
Molly8