3. UBI recebe visita da Organização Internacional das Migrações e ACNUR Portugal

UBI recebe visita da Organização Internacional das Migrações e ACNUR Portugal

•   04 de outubro de 2022

A reunião serviu para promover a trocas de experiências acerca do trabalho de entidades nacionais e regionais, no que diz respeito ao acolhimento de migrantes e refugiados.

Ficheiro com o nome: Reuniao OIM ACNUR 2022-07-29

A Universidade da Beira Interior (UBI) foi palco da visita de elementos da Organização Internacional das Migrações (OIM) e Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). A vinda à Covilhã decorreu no âmbito do projeto UBI Acolhe, através do qual a academia recebeu nas suas instalações uma família proveniente da Síria. A Universidade foi o local escolhido para a realização de uma sessão de divulgação do trabalho que estas organizações internacionais realizam em Portugal e sobretudo no papel que ambas têm na reinstalação de pessoas refugiadas no nosso país.

A sessão, que decorreu no Auditório da Biblioteca Central, a 29 de julho, foi aberta, durante a manhã, por Amélia Augusto (Vice-Reitora para Responsabilidade Social da UBI) e conduzida por Elspieta Gorska (ACNUR), Joana Costa e Carolina Carvalho (OIM).

Além dos docentes, investigadores, funcionários e estudantes ligados ao projeto UBI Acolhe, que encerrou este mês, o encontro contou com a participação de várias instituições e organizações locais, do sector público, privado, associativo e religioso, todas elas envolvidas no trabalho de acolhimento e integração de pessoas refugiadas na região da Cova da Beira, nomeadamente: Câmara Municipal da Covilhã (Divisão de Ação Social), Câmara Municipal do Fundão (Centro para as Migrações), IEFP Covilhã, Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, Escola Secundária Campos Melo, Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, Coolabora, Blossom Essence e Ananda Valley Community/Amurt Portugal.

Da parte da tarde, e num contexto fechado, a OIM e o ACNUR tiveram a oportunidade de visitar a família Síria acolhida na UBI e conhecer, o trabalho desenvolvido pelo projeto UBI Acolhe.

Data da última atualização: 2022-10-04