O programa inclui o tradicional Cortejo Académico, as intervenções do Reitor, Mário Raposo, do presidente da Associação Académica, Ricardo Nora, e a Oração de Sapiência, proferida por Paulo Jorge da Silva Almeida, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências, subordinada ao tema “Corantes funcionais. Para além da cor”. A finalizar, haverá a intervenção do representante do Conselho Geral.
A UBI vai aproveitar a ocasião para homenagear umas das incontornáveis figuras da criação do Ensino Superior na cidade: Duarte de Almeida Cordeiro Simões, primeiro diretor do Instituto Politécnico da Covilhã.
A evocação de Duarte Simões será feita por outra personalidade que está também na história da UBI: Elisa Pinheiro, fundadora e primeira diretora do Museu de Lanifícios, estrutura que nasceu na zona do Polo I, e que preserva espaços da antiga Real Fábrica de Panos e da Real Fábrica Veiga.
Segue-se a entrega de medalha comemorativa à viúva de Duarte Simões, e mais tarde, a inauguração da exposição documental em homenagem ao homem que esteve na instalação do Instituto Politécnico da Covilhã, na Galeria da Real Fábrica de Panos. Por fim, acontece o lançamento da medalha comemorativa Dr. Duarte Simões.