3. UBI promove homenagem a José Pinto Peixoto no centenário do seu nascimento

UBI promove homenagem a José Pinto Peixoto no centenário do seu nascimento

•   09 de novembro de 2022

A sessão agendada para 11 de novembro vai ser uma oportunidade de recordar o percurso de um dos mais importantes cientistas portugueses.

Ficheiro com o nome: centenario_pintopeixoto

A Universidade da Beira Interior (UBI) comemora o Centésimo Aniversário do nascimento de José Pinto Peixoto, uma referência nacional no campo da ciência, que teve ainda um papel incontornável no crescimento da academia “ubiana”. O evento, agendado para dia 11 de novembro (sexta-feira), abrange palestras científicas, mas também vai dar a conhecer o homem e o Professor, que marcou muitos dos que fazem ainda parte da UBI.

A cerimónia de abertura, marcada para as 9h30, conta com a participação do Reitor da UBI, Mário Raposo, e os presidentes do Instituto Coordenador da Investigação, António Tomé, e do Grupo de Missão que organizou esta comemoração. Às 10h00, tem lugar a parte do programa designada “Testemunhos”, onde antigos Reitores, colegas e alunos, bem como familiares de José Pinto Peixoto, vão apresentar memórias das várias facetas do destacado geofísico e meteorologista.

As comemorações continuam às 14h30, com a intervenção da Vice-Reitora para a Investigação, Sílvia Socorro, a anteceder quatro palestras científicas versando tópicos da área de investigação do homenageado.

Os oradores serão Pedro Miranda (presidente do Instituto Dom Luís), Fátima Espírito Santo (vice-diretora para a área da Meteorologia do Instituto Português do Mar e da Atmosfera), António Tomé (docente da UBI) e Fernando Carvalho Rodrigues, outro renomado cientista nacional membro dos Conselhos Científicos do Instituto Politécnico da Covilhã, do Instituto Universitário da Beira Interior e da UBI, que lhe atribuiu o título de Doutor Honoris Causa, em setembro de 1995, por proposta do então Reitor, Cândido Passos Morgado.

O Porto de Honra, às 17h30, fecha o evento que foi organizado pelo Grupo de Missão criado pela UBI para dar destaque à efeméride, constituído por cinco docentes da UBI, representativos de cada uma das cinco faculdades.

Fazem parte Ana Paula Duarte (FCS), André Barata do Nascimento (FAL), António Tomé (FC), Pedro Dinho da Silva (FE) e Alcino Couto (FCSH). O Grupo de Missão visou realçar o prestígio, contributo e dedicação do Professor Doutor José Pinto Peixoto enquanto antigo docente da academia e um dos mais destacados cientistas nacionais, conjuntamente com o papel fundamental que desempenhou na criação e evolução da Beira Interior, região da qual era natural.

Nascido a 9 de novembro de 1922 na aldeia de Miuzela, no concelho de Almeida (distrito da Guarda), fez os estudos secundários em Lisboa (Liceu Gil Vicente), onde continuou a formação universitária, na Universidade de Lisboa: Licenciatura em Ciências Matemáticas; Licenciatura em Ciências Geofísicas; e Doutoramento em Ciências Geofísicas. Fez estudos pós-graduados no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

Na UBI, foi atribuído o seu nome a um dos anfiteatros da Faculdade de Ciências.

Data da última atualização: 2022-11-09