3. Investigadores da UBI analisam Seleção portuguesa de futebol nos meios digitais

Investigadores da UBI analisam Seleção portuguesa de futebol nos meios digitais

•   07 de dezembro de 2022

Primeira parte do relatório mostra o desempenho digital da equipa ao longo de um ano. O estudo teve o apoio da Portugal Football School, da Federação Portuguesa de Futebol.

Ficheiro com o nome: Mundial-do-Catar-1

“Portugal no Mundial de Futebol 2022 – Análise ao Universo Digital” é o título de um relatório elaborado por três investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI), que coloca a Seleção Nacional como a sexta com maior número de seguidores no Facebook, entre as 32 equipas que competem na prova a decorrer no Catar. Considerando o número de seguidores e a população do país, a equipa da Federação Portuguesa de Futebol está mesmo em primeiro lugar.

Da autoria dos investigadores João Canavilhas, Daniel Baldaia e Branco Di Fátima, da unidade I&D Labcom – Comunicação & Artes, o relatório teve o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, através da Portugal Football School. O trabalho analisa o impacto do Campeonato do Mundo de futebol nos meios digitais, nomeadamente nas principais redes sociais onde circulam as publicações dos produtores de conteúdos profissionais (jornalistas ou gestores de comunicação institucional) e do público e terá uma nova versão no final da competição.

O relatório, que está disponível para download gratuito na página do Labcom [ver ligação no fim do texto], está centrado sobretudo no Facebook, analisando as equipas nacionais que integravam o Grupo H da primeira fase da competição (no qual competiu a formação portuguesa), a Seleção de Portugal e os seus jogadores.

Além da expressão das seleções no Facebook, o estudo dá conta do volume de publicações (aqui ganha o Uruguai, com Portugal em 16.º); o número de interações p0r seleção (Inglaterra no 1.º lugar, com Portugal em 5.º); tipos de reações; total de reações de todas as equipas (ascendem a perto de 81 milhões); e publicações com mais interações do público (1.º lugar para a Inglaterra e Portugal em 2.º, com o vídeo do discurso feito por Ronaldo no balneário após a vitória de Portugal no Euro 2016).

Na análise do Grupo H, as conclusões apontam para um forte interesse suscitado pela Seleção “Lusa”, tendo sido pesquisada em quase todo o mundo, exceto os países de origem das outras seleções do grupo.

Na secção referente a Portugal, são consideradas as 1.091 publicações dos últimos meses da Seleção de Portugal, que refletem o trabalho da equipa realizado no último ano, tendo os termos mais utilizados sido expressões como “vamoscomtudo”, “teamportugal”, “Portugal”, “euro” e “vesteabandeira”.

É ainda analisada a presença nas redes dos 26 convocados. Cristiano Ronaldo, a principal figura da equipa, é o recordista, com 154 milhões se seguidores no facebook, 495 milhões no Instagram e 104 milhões no Twitter. O relatório dá conta ainda das páginas seguidas por cada jogador no Facebook.

Este relatório é o primeiro de uma série que o Labcom passará a produzir sobre as grandes competições de futebol.

Download gratuito do Relatório

Data da última atualização: 2022-12-07