Andreia Garcia, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, faz parte do júri do XVI BEAU, um dos mais importantes concursos de arquitetura e urbanismo de Espanha. A professora da Unidade Curricular “Projecto de Arquitectura”, do Mestrado Integrado de Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI), foi escolhida para o grupo de sete elementos que vai escolher os vencedores da competição. Além de Andreia Garcia, fazem parte os arquitetos, internacionalmente conceituados, David Chipperfield [anunciado esta semana prémio Pritzker de Arquitectura], Olga Felip, Emilio Tuñón, Ángela Juarranz, Carola Antón e Cristian Izquierdo.
O anúncio da escolha foi feito num comunicado do Governo espanhol, através o Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana (MITMA), e da Direcção Geral de Agenda Urbana e Arquitetura, em colaboração com o Conselho Superior das Associações de Arquitectos de Espanha (CSCAE) e a Fundação Arquia.
O XVI BEAU vai atribuir prémios a projetos construídos em Espanha, ou no estrangeiro por arquitetos espanhóis, que o júri destaque pelos seus valores inovadores, culturais, espaciais, técnicos, funcionais, económicos, de qualidade social, de sustentabilidade e de eficiência ambiental, em consonância com a temática deste ano.
A nova edição articula-se sob o tema “Me-dio Pla-zo” que, em sintonia com o lema geral “Somos a arquitetura que vivemos”, pretende colocar o enfoque em projetos que, além de fornecerem soluções para as exigências arquitetónicas do presente, sejam capazes de pensar para além do imediato, abrigando estratégias operativas alargadas que nos permitam insinuar um futuro melhor.
Mais informação
XVI BEAU