3. Acreditação máxima para o Doutoramento em Media Artes

Acreditação máxima para o Doutoramento em Media Artes

•   23 de março de 2023

O 3.º Ciclo da Faculdade de Artes e Letras é um dos cursos com modelo inovador na UBI.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

O Doutoramento em Media Artes recebeu a acreditação máximas de seis anos, refletindo a qualidade da formação promovida pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI). A decisão da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior coincide com a estabilização do funcionamento inovador do curso, de 3.º Ciclo, criado em 2017.

“A decisão é uma excelente notícia, para a qual contaram vários aspetos, dos quais importa destacar o corpo docente devidamente qualificado e estável, quase na sua totalidade integrante de centros de investigação avaliados pela FCT com ‘Muito Bom’ e a boa procura do ciclo de estudos”, refere Luís Nogueira, diretor do Doutoramento, destacando o importante sucesso académico dos estudantes: “Esta acreditação coincide, ainda, com uma taxa de conclusão que conhece, atualmente, números significativos”.

No decurso da avaliação, a A3ES aceitou as propostas da Comissão de Curso para a alteração do plano de estudos, o que, para Luís Nogueira, é mais uma prova da estabilidade alcançada. Desta forma, no próximo ano letivo, o Doutoramento em Media Artes mantém o essencial da sua caracterização, mas com alguns ajustes que visam incrementar a qualidade reconhecida.

O que se manterá em 2023/24 é a estrutura inovadora, suportada por uma dimensão híbrida, que tanto permite a realização de uma tese canónica como de uma obra artística com investigação baseada na prática. Para Luís Nogueira, estas opções podem ser apontadas como “um fator decisivo na captação e motivação de uma parte substancial dos muitos estudantes que têm procurado o curso”.

O Doutoramento em Media Artes visa capacitar investigadores no âmbito das ciências da arte e artistas a desenvolverem de forma autónoma, rigorosa e qualificada um labor passível de escrutínio e validação no âmbito da academia.

Os diplomados ficam habilitados para o desempenho em diferentes carreiras nas áreas do ensino, administração pública, museologia, programação artística, indústrias criativas, investigação e agências culturais entre outras.

Na perspetiva da FAL-UBI, o curso “é considerado fulcral para a afirmação e consolidação do recentemente criado Departamento de Artes, composto pelas bem-sucedidas áreas do Cinema e do Design, o qual encontra no 3.º ciclo em Media Artes uma espécie de culminar da oferta formativa”, conclui Luís Nogueira.

As candidaturas a este e aos restantes doutoramentos da UBI estão nesta altura abertas, encerrando a 1.ª Fase a 31 de março.

A 1.ª Fase de candidaturas a este e aos restantes mestrados da UBI encerram a 31 de março. A 2.ª fase de candidaturas decorre já entre os dias 15 de maio e 16 de junho.

3.º Ciclo em Media Artes
Candidaturas