3. Mestrado em Optometria e Ciências da Visão acreditado por seis anos

Mestrado em Optometria e Ciências da Visão acreditado por seis anos

•   31 de março de 2023

O curso de 2.º Ciclo conjuga o ensino de excelência com uma forte componente prática junto da comunidade da região.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

O curso de Mestrado em Optometria e Ciências da Visão da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu, por parte da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, a aprovação pelo período máximo, que corresponde a seis anos. No seu relatório, a Comissão de Avaliação Externa (CAE) destaca como mais-valias a relação do Mestrado com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS-UBI) e a adequação do corpo docente.

Os testemunhos recolhidos pela CAE juntos dos alunos dão conta da elevada satisfação com o curso, que tem tido uma boa procura por parte dos diplomados nas licenciaturas da mesma área. Os espaços e condições letivas, o excelente nível de empregabilidade e a articulação com a Direção do curso são outros aspetos salientados pelos estudantes.

As conclusões da Comissão de Avaliação dão nota positiva para a interação com a comunidade, através de consultas de Optometria no Centro Clínico e Experimental em Ciências da Visão (CCECV), os rastreios à visão em lares e infantários e a articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira, no rastreio à retinopatia diabética.

A acreditação deste Mestrado vem reforçar a qualidade do curso, que, em relação a outras formações na área de Optometria, “se destaca por ser o único 2.º Ciclo a estar integrado numa Faculdade de Ciências da Saúde”, salienta Pedro Monteiro. O diretor do Mestrado aponta como outros méritos “os conteúdos programáticos e competências alinhados com o Diploma Europeu em Optometria e o facto de apresentar uma prática clínica em contexto real, através de consultas no CCECV, de rastreios a crianças e idosos e à retinopatia diabética”.

As principais saídas profissionais dos diplomados são a prática clínica de Optometria em óticas ou clínicas, o que confere aos mestres em Optometria “um excelente nível de empregabilidade”, explica Pedro Monteiro. Devido ao nível de conhecimentos e competências adicionais adquiridas, destacam-se igualmente o desempenho de atividades como consultores em empresas da área de optometria ou oftalmologia, a integração em equipas multidisciplinares em clínicas de Oftalmologia ou Hospitais privados, bem como a docência universitária.

A formação específica em Optometria adquirida ao nível do 2º Ciclo permite a compreensão detalhada do processo da visão humana, dos problemas associados e respetiva resolução (problemas refrativos, problemas de visão binocular de origem não estrábica e problemas de ergonomia visual) em populações específicas como crianças, idosos e pacientes com patologias oculares. Adicionalmente, é ministrada formação ao nível de problemas ocupacionais e melhoria de rendimento visual em desportistas, bem como competências para a realização de investigação científica na área das Ciências da Visão.

O curso de 2º Ciclo em Optometria e Ciências da Visão capacita os mestres para a análise e resolução de problemas na área da visão em populações específicas, culminando com uma dissertação de natureza científica ou um estágio clínico na área de Optometria.

Destaca-se a importância do curso para a missão da UBI nos seus pilares fundamentais, na interação entre a componente pedagógica, investigação científica e o serviço à comunidade.

A 1.ª Fase de candidaturas a este e aos restantes mestrados da UBI encerram a 31 de março. A 2.ª fase de candidaturas decorre já entre os dias 15 de maio e 16 de junho.

2.º Ciclo em Optometria e Ciências da Visão

Data da última atualização: 2023-03-31