3. Arquitetura da UBI em visita a espaços e edifícios de Valladolid

Arquitetura da UBI em visita a espaços e edifícios de Valladolid

•   17 de abril de 2023

O programa prevê visitas e um exercício de Projeto com estudantes da ETSAVA.

Ficheiro com o nome: cartaz Valladolid(1)

Um grupo de 65 estudantes de arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI) visitam a ETSAVA – Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad de Valladolid, entre os dias 17 e 19 de abril. A presença na academia espanhola insere-se num intercâmbio entre alunos e docentes das duas escolas. Durante a visita, os estudantes irão ainda realizar diversas visitas a espaços e edifícios emblemáticos de Valladolid.

Numa experiência de colaboração em registo de atelier vertical, estudantes de 1.º ano da UBI e estudantes de 4.º ano da ETSAVA irão realizar um exercício de Projeto sobre um mesmo local.

O exercício, subordinado ao tema “Espaço para o Adeus às Obras”, consiste numa intervenção relacionada com o Cemitério de Arte em Morille, Salamanca, uma obra dos artistas espanhóis Domingo Sánchez Blanco (1955-) e Javier Utray (1945-2008), cujo propósito é o soterramento de peças de reconhecido valor artístico e/ou vinculadas ao âmbito da arte de vanguarda, partindo da ideia que o próprio soterramento não é mais importante que o processo de enterrar.

Neste contexto, os estudantes de arquitetura são convidados a desenvolver uma intervenção em sintonia com este espaço – um local para acolher o momento simbólico do “último adeus” às obras a soterrar.  Este trabalho será ainda desenvolvido em colaboração com o Ayuntamiento de Morille.

Data da última atualização: 2023-04-17