3. DeepNeuronic com Menção Honrosa no Prémio Cidades e Territórios do Futuro

DeepNeuronic com Menção Honrosa no Prémio Cidades e Territórios do Futuro

•   11 de maio de 2023

A empresa incubada no UBImedical foi reconhecida na categoria “Mobilidade e Logística”, no concurso promovido pela APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

Ficheiro com o nome: Premio Cidades e Territorios do Futuro 1

A empresa DeepNeuronic, fundada pelos estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI), Bruno Degardin e Vasco Lopes, recebeu uma Menção Honrosa, no Prémio Cidades e Territórios do Futuro. O concurso promovido pela APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações distingue projetos e soluções de base tecnológica que demonstrem capacidade para tornar as cidades e os territórios espaços mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.

A DeepNeuronic, que desenvolve a sua atividade na incubadora UBImedical, concorreu na categoria “Mobilidade e Logística” e viu reconhecido o sistema que visa tornar as cidades mais inteligentes e seguras com sistemas de videovigilância automáticos. A solução foca-se na deteção e reconhecimento automático, em tempo real, de eventos perigosos e comportamentos humanos anormais, que possam pôr em causa a segurança e a proteção pública. A empresa fundada em 2021 propõe-se detetar situações como acidentes rodoviários, incêndios, objetos abandonados, agressões, tiroteios, assaltos e quedas, entre outros, num total de mais de duas dezenas de ocorrências potencialmente perigosas.

Devido à utilização de Inteligência Artificial e Visão Computacional o sistema Deep Neurotic interliga-se adapta-se facilmente a diversos setores como segurança, transportes e retalho e comercial, entre outros.

Os vencedores do Prémio Cidades e Territórios do Futuro foram anunciados no dia 9 de maio terça-feira, durante o 32.º Digital Business Congress, organizado pela APDC.