3. MAMA_MOVE retoma sessões de exercício para sobreviventes do cancro da mama

MAMA_MOVE retoma sessões de exercício para sobreviventes do cancro da mama

•   13 de outubro de 2023

O programa de exercício físico supervisionado e dinamizado pela UBI regressa a 16 de outubro, com sessões às segundas, quartas e quintas-feiras, ao fim da tarde. No sábado, a iniciativa é lançada com a caminhada "Pequenos passos, grandes gestos".

Ficheiro com o nome: MAMA_MOVE

O Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (DCD-UBI) promove, juntamente com o Departamento de Sociologia, mais uma edição do MAMA_MOVE, um programa de exercício físico supervisionado direcionado para sobreviventes do cancro da mama. O lançamento da iniciativa acontece com a caminhada "Pequenos passos, grandes gestos", que se realiza no 14 outubro (sábado), a partir das 15h00, no Jardim do Lago (Covilhã).

Melhorar a aptidão física e funcional, frequentemente afetada pelos tratamentos associados ao cancro da mama, através de um programa de exercícios específicos e supervisionados, é o propósito do MAMA_MOVE. Esta atividade, aberta a toda a comunidade, procura colmatar os efeitos secundários associados ao tratamento, como fadiga, diminuição da força muscular, amplitude de movimento, alteração da composição corporal, densidade óssea, capacidade aeróbia e diminuição da qualidade de vida de forma geral.

No ano letivo 2023/2024 o MAMA_MOVE regressa com sessões gratuitas, disponíveis às segundas, quartas e quintas-feiras, entre as 17h30 e as 19h45, no Departamento de Ciências do Desporto da UBI (junto aos pavilhões desportivos da Universidade, em Santo António).

Além do condicionamento físico, a doença e os tratamentos acarretam amiúde efeitos cognitivos e emocionais, com implicações diretas na qualidade de vida dos pacientes e no desempenho de tarefas diárias, sejam laborais, pessoais ou sociais.

A colaboração com o Departamento de Sociologia proporciona, neste campo, a oportunidade de participação num programa combinado com sessões de estimulação cognitiva que pretende trabalhar, entre outros, os problemas persistentes de concentração e capacidade de raciocínio relatados por cerca de 25% dos sobreviventes do cancro da mama.

Com importância autenticada enquanto ferramenta para a melhoria de qualidade de vida dos sobreviventes desta doença, o programa é publicamente reconhecido por importantes associações da área, como o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), a Sociedade Portuguesa de Oncologia e a Gilead Génese.

Incluído nos Projetos Piloto da Direção-Geral da Saúde para a Promoção da Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde, MAMA_MOVE é um programa interdisciplinar, que conta com parcerias institucionais com o Departamento de Psicologia e Educação e a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, o Núcleo da Região Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) e com o Agrupamento dos Centros de Saúde da Cova da Beira (ACES).

Mais informação:
Participação no programa através e-mail ricardomadeira94@gmail.com

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Data da última atualização: 2023-10-13