Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI coordena programa de treino junto de idosos da Covilhã com demência leve

UBI coordena programa de treino junto de idosos da Covilhã com demência leve

  • NOTÍCIA
  •   06 de novembro de 2023  

O TRAIN4BRAIN envolve mais de 100 utentes a residir em Estruturas Residenciais para Idosos e tem o apoio do Programa Nacional de Desporto para Todos do IPDJ.

Ficheiro com o nome: Train4Brain

 

Uma equipa de investigadores do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (DCD-UBI) encontra-se a coordenar o TRAIN4BRAIN, um programa de intervenção comunitária que se rege pela implementação de programas científicos de treino de força para preservar/melhorar a função cognitiva e capacidade funcional em idosos com demência leve da Cova da Beira. O programa foi um dos dois projetos da Região Centro selecionados pelo Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT 2023) do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para financiamento na área de investigação com intervenção comunitária.

O TRAIN4BRAIN envolve mais de 100 utentes a residir em Estruturas Residenciais para Idosos do concelho da Covilhã e conta, na implementação dos procedimentos científicos, com a colaboração de uma equipa multidisciplinar de docentes e investigadores em Ciências do Desporto, Psicologia e Medicina da UBI com experiência de mais de duas décadas na análise dos efeitos da avaliação e prescrição do exercício em populações especiais.

Com coordenação de Mário Marques (investigador principal), fazem também parte da equipa Dulce Esteves, Henrique NeivaDaniel Marinho e Diogo Marques, docentes e investigadores do DCD-UBI, e Nuno Fonseca, estudante de Doutoramento. A análise e interpretação de marcadores bioquímicos estão a cargo de Carla Fonseca, docente do Departamento de Ciências Médicas, enquanto as análises cognitivas são da responsabilidade de Jorge Costa, docente do Departamento de Psicologia e Educação.

O Programa procura dar resposta às necessidades urgentes da sub-região da Cova da Beira através da realização de iniciativas comunitárias gratuitas para combater o declínio cognitivo e funcional em indivíduos com demência leve, contemplando atividades de avaliação física, cognitiva e de parâmetros bioquímicos antes e após os programas de treino. Todos os exercícios seguem uma prescrição individualizada no que diz respeito ao volume e à intensidade do treino.

Para Mário Marques, investigador principal do Programa, é esperado que as práticas desenvolvidas ao longo do TRAIN4BRAIN auxiliem na identificação da dose de treino ótima para a preservação e melhoria da função cognitiva e capacidade funcional nesta população, um aspeto inovador a nível mundial.

Fonte: Departamento de Ciências do Desporto e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Data da última atualização: 2023-11-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.