3. Ordem dos Médicos renova idoneidade ao Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde

Ordem dos Médicos renova idoneidade ao Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde

•   09 de janeiro de 2024

O estatuto facilita o acesso à “Competência em Gestão dos Serviços de Saúde”.

Ficheiro com o nome: UBI Ordem

O 2.º Ciclo/Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) obteve o reconhecimento pela Ordem dos Médicos que faculta aos profissionais médicos que o frequentem a obtenção de “Competência em Gestão dos Serviços de Saúde”, uma das subespecialidades atribuídas por esta Ordem.

A renovação tem a validade de três anos, tendo sido decidida pelo Conselho Nacional da Ordem dos Médicos, após o parecer positivo da Direção do Colégio de Competência de Gestão dos Serviços de Saúde.

Trata-se de uma avaliação da qualidade de um curso que está a assinalar 25 de funcionamento e que integra a oferta formativa de 2.ºs ciclos do Departamento de Gestão e Economia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

formação destina-se a proporcionar uma sólida formação, estruturando-se em torno das duas vertentes principais das unidades prestadoras de cuidados de saúde. Por um lado, tem em consideração as especificidades próprias do sector de saúde e, por outro lado, presta a necessária atenção às matérias relacionadas com uma eficaz e eficiente gestão das organizações de saúde.

São abordados e aprofundados novos métodos de gestão e administração das unidades prestadoras de cuidados de saúde, por forma a promover o desenvolvimento das necessárias capacidades de liderança que possibilitem uma Gestão de Unidades de Saúde, públicas ou privadas, que seja eficaz e eficiente, mas também responsável e personalizada.

Entre as saídas profissionais contam-se a direção e assessoria em Hospitais, IPSS (lares, creches e outras entidades sociais, funções diretivas em várias profissões da área da saúde (Medicina, Enfermagem e outras funções técnicas especializadas), Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar e, ainda, chefia e direção de clínicas ou outros negócios na área da saúde.

A apresentação de candidaturas a este e aos restantes mestrados da UBI, para o próximo ano letivo, vai ter lugar em março, entre os dias 1 e 22. As candidaturas são feitas online.

Data da última atualização: 2024-01-09