3. Faculdade de Ciências da Saúde recebe voto de louvor da Assembleia Municipal da Covilhã

•   11 de janeiro de 2024

Órgão autárquico reconhece o mérito da FCS-UBI, por ocasião do seu 25.º aniversário.

Ficheiro com o nome: fcs_aerea_800

A Assembleia Municipal da Covilhã (AMC) aprovou um Voto de Louvor à Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI), na sequência da comemoração dos 25 anos da sua criação, cumpridos em 2023.

“Como única Faculdade de Medicina no Interior do País, a FCS assume crucial relevância na formação de jovens e fixação destes em territórios desfavorecidos como o nosso, sendo uma mais-valia para a prestação de cuidados de saúde de qualidade e excelência na Covilhã e concelhos vizinhos, demonstrando desta forma que é possível existir saúde e fazer pela saúde no Interior, muitas vezes desvalorizado e esquecido”, justifica a AMC em carta enviada ao presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, Miguel Castelo-Branco.

O mesmo texto, assinado pelo presidente da Assembleia Municipal, João Casteleiro, salienta o “modelo organizacional e inovador” e o “desenvolvimento a nível da assistência, ensino e investigação na área da saúde”, lembrando o papel dos vários intervenientes na criação e engrandecimento da FCS-UBI que resultaram numa instituição de ensino da saúde plenamente afirmada.

“Este mérito deve-se a grandes personalidades da nossa cidade, nomeadamente a antigos reitores, a destacados profissionais de saúde covilhanenses, bem como a governantes da época oriundos do Interior, todos eles grandes impulsores desta conquista para a região”, salienta o documento da AMC, que enaltece ainda o papel do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira na concretização deste projeto.

A criação da FCS-UBI remonta a uma decisão governamental de 1998, tendo recebido em 2001 os primeiros alunos do curso de Medicina. O seu projeto de ensino assenta num modelo inovador de formação, pautado por padrões científicos, pedagógicos e assistenciais de elevada qualidade. Engloba as áreas da Medicina, Biomedicina, Ciências Farmacêuticas, Optometria e Ciências da Visão e está articulada com as unidades de prestação de cuidados de saúde da região.

A deliberação deste órgão autárquico aconteceu na reunião de 22 de dezembro.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Data da última atualização: 2024-01-11