3. UBI abre concurso para atribuição de bolsas para públicos específicos

UBI abre concurso para atribuição de bolsas para públicos específicos

•   02 de fevereiro de 2024

Os apoios visam combater a representação desigual de género que existe em alguns cursos e apoiar alunos que façam voluntariado de emergência.

Ficheiro com o nome: ubi_poloI_800x440

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai atribuir bolsas para públicos específicos, destinadas a incentivar a realização de voluntariado de emergência e a combater a representação desigual de género que se verifica em determinadas áreas científicas. As candidaturas a estes apoios encontram-se abertas até 19 de fevereiro.

As Bolsas UBI Públicos Específicos - Desigualdade de Género, que têm um valor de 697 euros, pretendem incentivar o ingresso de estudantes do sexo sub-representado (<25% dos estudantes) nos diferentes cursos STEAM. No ano letivo 2023/2024, destinam-se aos estudantes do sexo feminino dos cursos de Licenciatura em Física e Aplicações, Engenharia Eletromecânica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Aeronáutica, Informática Web, Móvel e na Nuvem e Engenharia Informática, e aos estudantes do sexo masculino dos cursos de licenciatura e Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, Design de Moda e Tecnologia e Produto de Moda Sustentável.

Além deste conjunto de bolsas, a UBI vai ainda atribuir cinco Bolsas UBI Públicos Específicos — Voluntariado de Emergência, no valor de 697 euros, que pretendem premiar e incentivar a realização destas atividades por parte da comunidade académica.

A criação destas duas tipologias de bolsas está em linha com o esforço da UBI em promover uma sociedade mais justa e igualitária, sendo que a instituição possui, desde 2019, uma Comissão para a Igualdade que exerce funções nesse domínio.

Recentemente, foram também atribuídas as Bolsas de Incentivo UBI STEAM a estudantes que ingressaram, através de candidatura em 1.º opção no Concurso Nacional de Acesso, em cursos de licenciatura das áreas da ciência, tecnologia, artes, engenharia e matemática.

Em paralelo, a UBI tem desenvolvido esforços na promoção das áreas STEAM junto dos estudantes das escolas secundárias da região, tendo já assinado protocolos de colaboração com o Agrupamento de Escolas de Fundão e com a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, que formalizam a criação dos Science Club FC-UBI, uma ação prevista no programa UBImpulso Jovens STEAM que pretende facilitar o contacto entre estudantes e investigadores da academia nas áreas da Matemática, da Física e da Química.

Para breve, está prevista a oficialização de novos protocolos de colaboração entre as escolas e os diversos departamentos da instituição, para formalizar a criação de vários clubes UBI STEAM, em colaboração com estabelecimentos de ensino. A parceria existente com as escolas, no âmbito do programa UBImpulso Jovens STEAM, prevê, igualmente, a atribuição das bolsas UBI Young Bright Star aos estudantes com melhor progressão entre o 8.º e o 9.º ano, com matrícula no 10.º ano e numa área STEAM. Há ainda a atribuição da bolsa UBI Qualifica, numa parceria entre a EPABI e o Departamento de Artes da UBI.

Estas atividades são algumas das medidas previstas no âmbito do programa UBImpulso Jovens STEAM, integrado no projeto UBImpulso, Green and Sustainable Growth in a Digital World. O projeto conta com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia e pretende promover a captação de jovens para as áreas das ciências, tecnologias, artes, engenharia e matemática.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Data da última atualização: 2024-02-02