A Universidade da Beira Interior (UBI) promove os Dias da Empregabilidade, um evento que procura reforçar a ligação entre o meio académico e o mundo profissional. A iniciativa, que vai decorrer entre o dia 5 e 15 de maio, tem como principal objetivo aproximar os estudantes do Ensino Superior do mercado de trabalho, criando um espaço de contacto direto com entidades empregadoras de diversas áreas, desenvolver competências e esclarecer dúvidas sobre percursos profissionais. Ao longo destes dias, estarão presentes mais de trinta entidades empregadoras nas instalações da UBI.
Os participantes poderão explorar ofertas de estágios e oportunidades de emprego, participar em workshops temáticos e sessões de esclarecimento e assistir a debates multidisciplinares sobre os principais desafios e tendências do atual espaço profissional.
A iniciativa arranca dia 5, com a realização do Start in UBI, que procura apresentar uma perspetiva inovadora sobre a integração de práticas sustentáveis em empresas em desenvolvimento. A proposta mais inovadora será distinguida com um prémio monetário de 500€. Esta atividade é organizada em parceria pelo Gabinete de Empreendedorismo, Saídas Profissionais e Alumni (GESPA) da UBI, a Associação Académica (AAUBI), o Centro de Inovação Empresarial da Covilhã (CIEC) e a empresa Pine Hill International.
Dia 7, a Faculdade de Artes e Letras (FAL) e a Faculdade de Ciências (FC) recebem stands de diversas entidades, workshops sobre empregabilidade, contratos de trabalho, gestão financeira, saúde e bem-estar.
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) dinamiza, no dia 8, workshops sobre a construção de currículos, a importância da realização de estágios no início de carreira e o caminho da docência. O dia culmina com o debate “Empreender ou Trabalhar por conta de outrem?”, que conta com a moderação de Mário Raposo, Reitor da UBI, e com a participação de vários profissionais do setor.
No dia 14, a galeria da Faculdade de Engenharia (FE) irá ser o espaço de ligação entre os alunos da UBI e dezenas de entidades empregadoras da área. Durante o dia, decorrem workshops sobre o início de carreira para jovens estudantes, desenvolvimento de competências essenciais para o mercado de trabalho, introdução ao software Web Full Stack e novas oportunidades nas áreas das telecomunicações e infraestruturas. À tarde, a Teleperfomance irá desafiar os estudantes com uma Hackathon relacionada com o futuro da inteligência artificial.
A iniciativa culmina no dia 15, na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), onde irão decorrer simulações de entrevistas de emprego, de forma a desenvolver técnicas de comunicação, e sessões de esclarecimento de dúvidas sobre a realização de estágios profissionais.
Estão confirmadas a Air Liquide Europe Business Services (ALEBS), Beira Serra, BL Consulting, Casais Engenharia e Construção, Crédito Agrícola, Enforce, Exército Português, Farmácias Holon, Grupo Visabeira, Liquen Audiovisual, McDonalds, Mota-Engil, Moving People Portugal, Município do Fundão, Readiness IT, Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, Torre – Sociedade de Confeções e TP Portugal.
No Ponto de Informação, disponível em cada faculdade, os visitantes poderão obter informações gerais sobre a oferta formativa da UBI, obter fotografias profissionais para currículos e adquirir o Cartão de Autocolantes, que pretende premiar aqueles que visitarem o maior número de stands de empresas e marcarem presença em mais workshops. Cada autocolante representa uma atividade concluída, sendo que um cartão preenchido corresponde a um prémio especial.
Com a organização desta iniciativa, o GESPA pretende apoiar os estudantes do Ensino Superior na transição para o mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências transversais fundamentais para o percurso profissional.