A Universidade da Beira Interior (UBI) acolheu 150 estudantes do Ensino Secundário de todo o país na edição de 2025 da Universidade de Verão STEAM. A iniciativa, que a academia promove há vários anos, visa mostrar à população mais jovem como funciona o Ensino Superior e apresentar a oferta formativa e o ambiente académico da instituição da Covilhã.
Os participantes, com idades entre os 15 e os 19 anos, viveram durante uma semana (entre 6 e 11 de julho) a realidade universitária em pleno. Com várias atividades nas cinco faculdades da UBI, o programa incluiu visitas a laboratórios, sessões informativas sobre os diferentes cursos, experiências práticas e momentos de convivência com estudantes e professores, permitindo, assim, um contacto direto com as pessoas e as instalações da academia.
A edição deste ano destacou-se pela elevada procura, com as 150 vagas disponíveis a esgotarem em cerca de sete horas. No total, foram recebidas 220 inscrições, como reflexo do entusiasmo dos estudantes pela Universidade de Verão STEAM.
O sucesso desta proposta de divulgação da UBI, da ciência e da formação superior reforça a estratégia da academia de mostrar o modo como funciona enquanto polo de inovação, difusão do conhecimento e proximidade com a comunidade estudantil de todas as idades.
Este ano, a iniciativa teve a parceria da Câmara Municipal da Covilhã, reforçando o envolvimento da autarquia na valorização do território como destino académico e no incentivo à formação e fixação de jovens no Interior do país.
Destacam-se também os contributos da Câmara Municipal de Alfândega da Fé e da Câmara Municipal de Manteigas/Agrupamento de Escolas (AE) de Manteigas, que possibilitaram a participação de alunos através do pagamento de 11 e seis inscrições, respetivamente.
No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), como parte do projeto UBImpulso STEAM, foram atribuídas bolsas de participação exclusivas para as escolas parceiras. Beneficiaram destes apoios três estudantes do AE de Gouveia, cinco do AE de Manteigas, dois do AE de Seia e três da Escola Secundária Quinta das Palmeiras (Covilhã). Esta colaboração mostra como o trabalho em rede é essencial para aumentar o acesso a oportunidades educativas de forma justa e equilibrada.
A edição 2025 beneficiou ainda do projeto UBImpulso, Green and Sustainable Growth in a Digital World, no âmbito do Programa Impulso Jovens STEAM, que procura aumentar a qualificação superior de jovens nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM), em alinhamento com as exigências atuais do mercado de trabalho.
