A Universidade da Beira Interior (UBI) é parceira do Programa HY-FIT, iniciativa dirigida à comunidade que vai funcionar como um complemento terapêutico não farmacológico para a hipertensão. A 1.ª edição conta com 20 participantes e terá início na segunda quinzena de setembro, com duas sessões semanais a decorrer nas instalações do Departamento de Ciências do Desporto (DCD) da UBI.
As sessões de treino serão supervisionadas por uma equipa composta por alunos e investigadores do departamento, nomeadamente Roger Vicente, Isa Mara, Nuno Fonseca, Ana Pedro, Leonor Anjos, Ana Antunes e Adelósio Soma.
O HY-FIT é promovido pelo DCD-UBI, em colaboração com a equipa da Consulta Aberta de Hipertensão da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira, e integra uma equipa multidisciplinar de docentes e profissionais de saúde.
O programa, focado na prescrição individualizada de exercício físico para o controlo da hipertensão arterial, é desenvolvido por Diogo Marques, Dulce Esteves, Henrique Neiva e Mário Marques, por parte da UBI, e da ULS da Cova da Beira fazem parte os médicos Miguel Castelo-Branco e Manuel de Carvalho Rodrigues e as enfermeiras Cláudia Mingote, Cristina Lourenço e Maria Judite Saraiva.
A iniciativa pretende sensibilizar para a importância da prescrição rigorosa e individualizada de exercício físico, baseada nas mais recentes evidências científicas, como forma eficaz de reduzir e controlar os níveis de pressão arterial.
A pertinência desta iniciativa ganha especial relevo tendo em conta que, segundo dados de 2020, o concelho da Covilhã apresentava uma prevalência de hipertensão de 56%, superior à média nacional (42,2%). Entre os principais fatores de risco identificados na região destacam-se o excesso de peso e o sedentarismo. Perante estes dados, torna-se essencial implementar estratégias eficazes e sustentáveis para o controlo efetivo da hipertensão arterial, sendo o exercício físico uma das abordagens recomendadas pelas Sociedades Europeias de Cardiologia e de Hipertensão.
O HY-FIT foi apresentado no dia 10 de julho, no DCD-UBI, e a sessão teve como objetivo principal destacar a relevância do HY-FIT, bem como apresentar os procedimentos metodológicos associados ao programa.
Durante o encontro, os utentes, futuros participantes na intervenção, preencheram também um conjunto de dados fundamentais para permitir um acompanhamento personalizado ao longo da intervenção prática.