O antigo Reitor da Universidade da Beira Interior (UBI) Mário Raposo foi distinguido com o título de Professor Emérito. A instituição reconhece, deste modo, o trabalho enquanto docente, investigador e responsável máximo da mesma, que o tornou uma figura incontornável na sua história.
A atribuição do título foi aprovada por unanimidade pela Comissão Científica do Senado e resultou de uma proposta apresentada pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), tendo em consideração todas as qualidades demonstradas por Mário Raposo ao longo da sua carreira académica e profissional, marcando a comunidade académica nacional e internacional, e o seu importante papel para o avanço da ciência, como docente do Departamento de Gestão e Economia da FCSH e investigador do NECE - Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais.
Mário Lino Barata Raposo é Professor Catedrático de Gestão aposentado, com vasta experiência em marketing, empreendedorismo e estratégia. Foi Reitor da UBI (2021-2025), Vice-Reitor (1998-2009 e 2013-2021), Pró-Reitor (1994-1998) e fundador da Unidade de Investigação NECE.
Natural do Tortosendo, concelho da Covilhã, é Licenciado, Doutor e Agregado em Gestão pela Universidade da Beira Interior e possui uma pós-Graduação em Entrepreneurship and SMEs Management pela Universidade Autónoma de Barcelona (foi um dos primeiros beneficiários do Programa ERASMUS na década de 1990 e obteve duas bolsas de curta duração da Fundação Gulbenkian para continuar sua pesquisa em Barcelona, em 1992 e 1993).
Começou a sua vida profissional, em outubro de 1980, como contabilista. Em outubro de 1983 iniciou atividade docente no Ensino Superior e em julho de 2003 atingiu o topo da carreira universitária com a obtenção da categoria de Professor Catedrático em Gestão. Lecionou na área do Marketing, Estratégia, Competitividade, Empreendedorismo e Inovação.
Ao longo do seu percurso profissional, iniciado no Instituto Politécnico da Covilhã e no Instituto Universitário da Beira Interior, instituições que deram origem à Universidade da Beira Interior, foi presidente do Departamento em Gestão e Economia, fundador e Coordenador do NECE, diretor de cursos de Licenciatura, Mestrado e dos Doutoramentos em Gestão e em Marketing e Estratégia (curso em associação com as Universidades do Minho e de Aveiro).
Tem publicados mais de 90 artigos e vários livros e capítulos de livros científicos, sendo que os seus trabalhos científicos têm milhares de citações no Google Académico.
Orientou dezenas de trabalhos de Doutoramento e de Mestrado, participou em vários estudos com interesse para o desenvolvimento do Interior do País e coordenou e participou em vários projetos de investigação, financiados por programas europeus.
Foi membro de painéis de avaliação dos cursos de Gestão e Marketing da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3Es) entre 2009 e 2015, presidente da Comissão Científica portuguesa das Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica (principal conferência ibérica na área da Gestão) entre 2009 e 2020, eleito Vice-Presidente por Portugal pelo Conselho Europeu de Gestão de Pequenas Empresas (ECSM) para o período de 1995 a 2012 e membro fundador do CIBECEM – Universidades de Fronteira de Portugal e Espanha. É membro Conselheiro da Ordem dos Economistas.
O título honorífico de Professor Emérito, de acordo com o Regulamento que o rege, é concedido pela UBI aos professores jubilados e aposentados que se distinguiram ao seu serviço pelo relevante contributo dado ao avanço da ciência e da cultura. Compete ao Conselho Científico a proposta de atribuição do título de Professor Emérito, sendo a decisão proferida pelo Reitor, obtido o parecer favorável do Senado.
Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas