Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. III Fórum EPIC reúne cerca de 130 participantes na UBI

III Fórum EPIC reúne cerca de 130 participantes na UBI

  • NOTÍCIA
  •   05 de fevereiro de 2026  

A UBI recebeu a iniciativa que abordou o tema da inovação pedagógica.

Ficheiro com o nome: ForumEPIC

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu o III Fórum EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação, no dia 30 de janeiro de 2025. O evento, que reuniu cerca de 130 participantes, procurou reforçar o sentimento de comunidade académica e promover a inovação pedagógica no Ensino Superior.

Durante a sessão de abertura, Ana Paula Duarte, Reitora da UBI, apontou o período de transformação que se vive atualmente no Ensino Superior: “A diversidade dos estudantes, os novos contextos digitais, a inteligência artificial, as exigências do sucesso académico e a ligação à sociedade desafiam-nos a repensar continuamente a forma como ensinamos e aprendemos”.

Neste sentido, a Reitora considera que “a inovação pedagógica só é verdadeiramente transformadora quando envolve ativamente os estudantes”, salientando que o Consórcio EPIC “surge como um espaço onde se cruzam ideias, as práticas inovadoras se tornam visíveis e a transformação do Ensino Superior ganha força real”.

Helena Alves, Vice-Reitora da UBI para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade, relembrou, na sua intervenção, a importância de integrar e sublinhou que o consórcio EPIC “tem sido uma experiência extraordinária”. “Contribui para promover um ensino de qualidade, permite-nos aprender com as instituições parceiras, desenvolver práticas internas de inovação pedagógica e criar comunidades de prática entre docentes”, disse.

Ana Paula Duarte
Helena Alves

O III Fórum EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação reuniu docentes, investigadores e profissionais interessados na partilha de práticas e experiências transformadoras. A importância do evento motivou a presença de Joaquim Mourato (Diretor-Geral do Ensino Superior) e João Queiroz (elemento do Conselho de Administração da A3ES).

Estes responsáveis abordaram a importância da inovação pedagógica no Ensino Superior, apontando-a como decisiva para promover o sucesso académico e o bem-estar dos estudantes.

Joaquim Mourato, diretor-geral da DGES, defendeu que os estudantes devem estar no centro das políticas públicas e que inovar é essencial para adaptar o ensino e a aprendizagem a novos contextos, públicos e tecnologias.  “Neste sentido, a inovação pedagógica destaca-se como uma ferramenta transformadora, responsável por adaptar o ensino e a aprendizagem a novos contextos, públicos e tecnologia”, disse.

O membro executivo do Conselho de Administração da A3ES, João Queiroz, sublinhou que a inovação só tem valor quando responde a desafios concretos e assenta em fundamentos pedagógicos. O antigo Reitor da UBI destacou o trabalho do Consórcio EPIC que “tem sido um excelente exemplo, responsável por criar espaços para refletir sobre pedagogia, partilhar práticas inovadoras e aprender em conjunto”.

Este consórcio estrutura-se no trabalho colaborativo entre instituições, através da partilha de práticas, um modelo elogiado por Patrícia Rosado Pinto, presidente do CNIPES. Sublinhou ainda que este percurso, assente em objetivos comuns e reconhecido pelas instituições, deverá ter continuidade no futuro, contando com o apoio e validação do CNIPES.

Joaquim Mourato
João Queiroz
Patrícia Rosado Pinto

Patrícia Rosado Pinto, durante a manhã, foi responsável por dinamizar a sessão “Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Desafios e Avanços”. Sofia Sá, Especialista em Pedagogia no Ensino Superior, apresentou a sessão “A Pedagogia que transforma Aprendizagens: Metodologias ativas e Inovação no Ensino Superior”.

O período da tarde ficou marcado pelas sessões paralelas, incluindo workshops, sessões ‘show and tell’ e apresentações clássicas de trabalhos. Estes momentos foram dinamizados pela comunidade de docentes e investigadores das instituições que fazem parte do Consórcio EPIC.

Manuel Costa

Durante a sessão de encerramento, Manuel João Costa, Coordenador do Consórcio EPIC, apontou os resultados obtidos até ao momento: “Com um ano e meio de existência, o EPIC já teve a capacidade de atrair várias centenas de docentes e ensinou-nos que a experiência dos estudantes no Ensino Superior é fundamental para o bem-estar de todos. Além disso, contribuiu para implementar na cultura das instituições parceiras a normalização de práticas de inovação pedagógica”.


O programa do III Fórum EPIC foi concebido como um espaço de partilha de boas práticas, fomentando o diálogo e a cocriação entre docentes, investigadores e especialistas. Maria Cerdeira e Sara Nerea, estudantes de Mestrado em Jornalismo, foram responsáveis por conduzir a apresentação do evento. Esta foi uma iniciativa organizada pela Vice-Reitoria para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade, através do Gabinete de Inovação Pedagógica.

O Consórcio EPIC é constituído pela UBI, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Politécnico de Viana do Castelo, contando com o apoio financeiro do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável
Data da última atualização: 2026-02-05
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.