Estão seleccionados os quatro  projectos vencedores do concurso internacional de empreendedorismo e inovação  promovido pelo ISCTE - IUL, em parceria com o MIT (Massachusetts Institute  of Technology), o Deshpande Center for Innovation, a Sloan  Business School e a Caixa Capital (Grupo Caixa Geral de Depósitos).
 Os vencedores foram anunciados  pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, durante a  cerimónia oficial que decorreu a 30 de Setembro no ISCTE-IUL. Cada um dos  vencedores recebeu um prémio de 100.000 € e irá disputar uma grande final, onde  o melhor dos quatro irá receber mais 100.000 €. 
  -   Na categoria de Ciências da Vida, o projecto vencedor foi o PLUX. A equipa  constituída por Hugo Gamboa, Filipe Silva, Hugo Silva e Rui Falcão, apresentou  uma solução de fisioterapia (bioPLUX clinical) que ajudará as pessoas  que sofrem de disfunções, libertando-as do recurso diário a clínicas de  fisioterapia.
- Na categoria de Sistemas Sustentáveis de Energia e Transporte, a Waynergy,  um projecto de Francisco Duarte e Filipe Casimiro, foi aquele que mais se  destacou. Esta equipa concebeu uma solução que aproveita o movimento de pessoas  e veículos sobre o pavimento para gerar energia eléctrica.
-   Na categoria de Internet e Sistemas de informação, a grande vencedora foi a  equipa constituída por Diana Almeida, Susy Vasconcelos, Maria Ferraz e Roberto  Colazingari. O seu projecto, Bips, consiste num sistema de  posicionamento em espaços interiores por Bluetooth, que permite seguir  pessoas, traçar rotas, tempos e tendências de modo automático.
-   Finalmente, na categoria de Outros Produtos e Serviços, venceu o projecto Weadapt.eu, de Miguel Carvalho, Carla Lopes, Susana Ralha, Carla Lopes e Teresa  Carvalho. Esta equipa desenvolveu um conjunto de produtos, como vestuário,  próteses estéticas e dispositivos de reabilitação, para pessoas com  necessidades especiais.
 Esta primeira edição do ISCTE-IUL  MIT-Portugal Venture Competition recebeu um total de 95 candidaturas e envolveu  mais de 360 participantes. O período de candidaturas decorreu de Março a Junho  de 2010 e esteve aberto à comunidade de estudantes, a investigadores e  tecnólogos de qualquer área, a Politécnicos e Universidades e a outras  instituições, públicas ou privadas. Concorreram ainda empreendedores com  start-ups dedicadas exclusivamente ao desenvolvimento de projectos empresariais  de base tecnológica, seja de produtos ou serviços, desde que tenham sido  criadas para o efeito há menos de cinco anos.
 O projecto Waynergy havia já  vencido o concurso de ideias winUBI, promovida pela Universidade da Beira  Interior em Março deste ano e o Prémio Inovação EDP Richard Branson em  Setembro, pelo que este prémio vem reforçar a convicção e motivação dos  empreendedores Francisco Duarte e Filipe Casimiro em levar o projecto avante e  transportar esta tecnologia para o mercado. A empresa está já em fase de  constituição e terá sede no Parkurbis – Parque de Ciência e Tecnologia da  Covilhã, assumindo-se como uma spin-off da Universidade da Beira Interior. Para  além do projecto Waynergy, a dupla de promotores irá ainda apresentar outros  projectos inovadores na área das energias renováveis e ambiente.
Fonte: 
GRP -   Gabinete Relações Públicas