3. Conferência-debate “Covilhã: entre o industrial e a desindustrialização”

Conferência-debate “Covilhã: entre o industrial e a desindustrialização”

Ficheiro com o nome: 2023_Industrial_desindustrializacao

08 de novembro de 2023

Faculdade de Artes e Letras > Sala dos Conselhos

A Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI) realiza uma mesa-redonda de debate sobre a “Covilhã: entre o industrial e a desindustrialização. Que paradigma: crescimento ou decrescimento?”.

Composta por académicos com percursos de investigação plurais no espectro amplo das humanidades e das ciências sociais, a mesa procura dar resposta à problemática dos desafios prospetivos para a Covilhã a partir destas duas encruzilhadas: a desindustrialização numa cidade do Interior com um passado vincadamente industrial, e de uma escolha de paradigmas em que ao crescimento como resposta de desenvolvimento é contraposto o desafio de uma resposta decrescentista ao desenvolvimento.

Promovida em articulação com o núcleo da região centro da Associação Portuguesa de Economia Política (APEP), que assim inicia o seu Ciclo de conferências-debate “Economia política no Centro: grandes desafios para a Região”, a mesa-redonda abre com Mário Raposo, Reitor da UBI, e Clara Murteira, Presidente da APEP.

Com moderação de José Reis, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, a conferência-debate conta ainda com as intervenções de Alcides Monteiro, do Departamento de Sociologia, Anabela Dinis, do Departamento de Gestão e Economia, André Barata, do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política e Graça Rojão, Presidente da Coolabora – Intervenção Social.

“Covilhã: entre o industrial e a desindustrialização” decorre na FAL (Sala dos Conselhos), às 17h00, no dia 8 de novembro (quarta-feira).

Ficheiro com o nome: 2023_Industrial_desindustrializacao

Data da última atualização: 2023-11-02