3. Bolsa de Investigação para Mestre | Engenharia Mecânica, Engenharia Eletromecânica e Bioengenharia

Ficheiro com o nome: edital PT_page-0001

De 22 de dezembro de 2023 a 12 de janeiro de 2024

Bolsas - UBI

Encontra‐se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para MESTRE, estudante de doutoramento ou mestre inscrito em curso não conferente de grau (BI), Referência: UBI/C-MAST/03-2023, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P./MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), no âmbito do projeto CMAST - UIDP/00151/2020, a decorrer na Unidade de I&D Centro de Ciências e Tecnologias Mecânicas e Aeroespaciais (C-MAST) da Universidade da Beira Interior (UBI).

Área Científica
Engenharia Mecânica, Engenharia Eletromecânica e Bioengenharia.

Objetivo da atividade
Desenvolvimento e caracterização de sensores eletroativos mecânicos baseados em compósitos termoplásticos. A bolsa de investigação destina-se a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação de acordo com a frequência de cursos não conferentes de grau académico. As atividades decorrerão no Centro de Ciências e Tecnologias Mecânicas e Aeroespaciais (C-MAST), a qual será a instituição de acolhimento do bolseiro, sem prejuízo dos trabalhos poderem ser realizados em colaboração entre mais do que uma instituição.

Requisitos de admissão e contratação
- Ser titular do grau académico de Mestre na área científica de Engenharia Mecânica, Engenharia Eletromecânica ou Bioengenharia e ter condições para estar inscrito num ciclo de estudo conducente ao grau de doutor ou de frequentar cursos não conferentes de grau académico;
- E possuir experiência comprovada no fabrico de estruturas poliméricas funcionais (ex: estruturas protésicas) através de técnicas de impressão 3D;
-E possuir experiência comprovada ao nível da instrumentação de controlo e de sensorização de uma estrutura protésica;
- E possuir experiência comprovada ao nível do desenvolvimento de algoritmos que auxiliem a instrumentação e aquisição de dados;
- Possuir perfil para desenvolvimento de trabalho com forte componente experimental e conhecimentos de técnicas como por exemplo ensaios de mecânicos de tração, ensaios de flexão, ensaios eletromecânicos (piezoresistivos);
- Ter conhecimentos sólidos de Inglês (falado e escrito), inclusivamente a capacidade de comunicação oral em contexto académico e empresarial;
- Conhecer os procedimentos de transferência de tecnologia no contexto da I&D em Portugal.
A prova de inscrição no 3º ciclo de estudos ou em curso não conferente de grau deve ser efetuada, obrigatoriamente, até à contratualização da bolsa.
As BIs atribuídas a mestres que frequentem cursos não conferentes de grau académico
só podem ser concedidas pelo período máximo de um ano.
As BIs atribuídas a mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico só podem ser concedidas a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo eventuais renovações, o período acumulado de dois anos nesta tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.

Aviso de Abertura

Ficheiro com o nome: edital PT_page-0001