Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Bolsa de Investigação para Doutor | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica

Bolsa de Investigação para Doutor | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica

EVENTO:

  De 16 a 30 de abril de 2024

  Bolsas - UBI

  Importar iCal

Partilha

Encontra‐se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação Pós-Doutoral (BIPD), no âmbito do Contrato-Programa Atribuição do estatuto e de financiamento complementar a Laboratórios Associados 2021-2025, LA/P/0079/2020, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Unidade de I&D Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeroespacial (LAETA), a decorrer na Aeronautics and Astronautics Research Center (AEROG) da Universidade da Beira Interior.

Área Científica
Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica.

Objetivo da atividade
Desenvolver sistemas semelhantes aos existentes na natureza para futuras aplicações aeronáuticas que permitirá melhorar a eficiência aerodinâmica. Para verificar o potencial destes novos sistemas, um estudo experimental acompanhado de simulações numéricas, será realizado utilizando um aerofólio NACA0012IK30, com três objetivos principais a serem alcançados. Projetar, construir e validar de uma instalação experimental capaz de realizar os movimentos de "plunging" e "pitching". Implementar um subsistema responsável pelo controle do escoamento, bio inspirado na natureza, e novos conceitos de deformação do aerofólio, como os observados no bordo de ataque das asas de pássaros (alula). Finalmente, comparar os resultados experimentais com simulações numéricas baseadas nas equações de Reynolds Averaged Navier-Stokes (RANS).

Requisitos de admissão e contratação
a) ser titular do grau académico de doutor na área científica de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica;
b) ter desenvolvido os trabalhos de investigação que conduziram à atribuição de doutor em entidade distinta da entidade de acolhimento da bolsa;
c) não ter tido anteriormente contrato de bolsa de investigação pós-doutoral com o AEROG;
d) Experiência anterior em áreas diretamente relacionadas com o tema do plano de trabalhos, nomeadamente no desenvolvimento de sistemas semelhantes aos existentes na natureza para futuras aplicações aeronáuticas que permitirá melhorar a eficiência aerodinâmica;
e) bons conhecimentos de inglês.
f) boa capacidade comunicativa, foco na aprendizagem e melhoria contínua, proatividade, entusiasmo e motivação.
Devem verificar-se, ainda, cumulativamente, os seguintes requisitos:
- O grau de Doutor tenha sido obtido nos três anos anteriores à data de submissão da candidatura à bolsa;
- A investigação pós-doutoral (BIPD) seja realizada em unidade de acolhimento diferente daquela onde foram desenvolvidas as atividades de I&D que conduziram à atribuição do grau de doutor;
- O bolseiro não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as eventuais renovações, um período acumulado de 3 (três) anos nesta tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.
Caso o grau académico requerido para este concurso tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira dever-se-á obedecer ao constante no Decreto-Lei 66/2018, de 16 de agosto e da Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação de um certificado do grau de doutor reconhecido é obrigatório para a assinatura de contrato. Demais informação sobre o reconhecimento de graus académicos pode ser obtida aqui.

Aviso de Abertura

 

Data da última atualização: 2024-04-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.