3. Candidaturas: Curso Avaliação e Intervenção Psicológica com Pessoas com Demência

Ficheiro com o nome: 1

De 26 de abril a 15 de maio de 2024

Encontram-se abertas as candidaturas para o Curso de Avaliação e Intervenção Psicológica com Pessoas com Demência, uma iniciativa realizada no âmbito do projeto UBImpulso Adultos, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia.

Lecionado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior (FCSH-UBI), o curso pretende ajudar a lidar com um dos principais desafios associados ao envelhecimento da população: o aumento da prevalência de doenças, nomeadamente de demência.

Trata-se de uma doença neurodegenerativa, geralmente de longa duração, com um marcante impacto nas pessoas, nos seus cuidadores (formais e informais) e familiares, apresentando também consequências sociais e económicas significativas.

Estima-se que existam cerca de 55 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, sendo uma das principais causas de incapacidade e dependência entre pessoas idosas. Prevê-se que a prevalência de demência continue a aumentar significativamente nos próximos anos, devido ao marcado envelhecimento da população e à inexistência de tratamentos que permitam reverter esta patologia.

A demência, como síndrome neurodegenerativo, leva ao deterioro das funções cognitivas e, consequentemente, a uma redução da funcionalidade, conduzindo a condições de dependência. A par do défice no funcionamento cognitivo, surgem, frequentemente, sintomas psicológicos e comportamentais, que se encontram entre as principais causas de distress e sofrimento para as pessoas com demência, seus cuidadores e familiares.

O psicólogo tem um papel fundamental nas situações de demência, desempenhando uma função importante na sua deteção, acompanhamento da sua evolução e intervenção. Especificamente, a avaliação psicológica permite caracterizar as capacidades cognitivas, funcionalidade, estado emocional, entre outros, sendo útil na identificação de alterações nestes domínios.

A avaliação psicológica desempenha um papel fundamental na identificação de situações de demência, bem como na avaliação da progressão da doença. Sendo, ainda, um método para se avaliar o impacto de intervenções terapêuticas. A par da avaliação, o psicólogo planifica e implementa intervenções.

A avaliação e intervenção psicológica de pessoas com demência requer um conjunto de conhecimentos e competências específicas. Esta formação visa capacitar psicólogos para lidarem com configurações de demência, apresentando algumas das principais técnicas de avaliação e intervenção psicológica neste tipo de problemática.

O Curso Avaliação e Intervenção Psicológica com Pessoas com Demência tem uma duração total de 54 horas (20 horas de contacto e 34 horas de trabalho autónomo) e decorre em horário pós-laboral às segundas, quartas e sextas-feiras de 3 a 26 de junho. As candidaturas encontram-se abertas até dia 15 de maio (quarta-feira).

Principais objetivos:

· Caracterizar as demências do ponto de vista psicológico e suas implicações;

· Aplicar e interpretar instrumentos e técnicas de avaliação psicológica para pessoas com demência;

· Identificar e caracterizar as principias estratégias de intervenção psicológica para pessoas com demência e seus cuidadores;

· Adquirir competências para o desenvolvimento de abordagens psicológicas integradas para a pessoa com demência.

Regime: E-learning (possibilidade de ser tornada presencial. A acordar com os formandos, posteriormente)

Duração: 54H (20 Horas de Contacto + 34h de Trabalho Autónomo)

ECTS: 2

Datas: 03 a 26 de junho de 2024 (03/06; 05/06; 07/06; 12/06; 14/06; 17/06; 19/06; 21/06; 24/06 e 26/06).

Horários: 2ª, 4ª e 6ª feiras - das 18:00h às 20:00h.

Destinatários/Requisitos:

· Grau de Licenciatura ou Mestrado;
· Candidatos sem currículo relevante na área da Psicologia;
. Desenvolvimento de trabalho de voluntariado, experiências relevantes ou participação em formações relevantes na área da Psicologia.

Condições específicas de ingresso:

· Deter, no mínimo, 18 anos de idade;

· Ser residente em território nacional.

Documentos solicitados na candidatura: Curriculum Vitae e Certificado de Habilitações com indicação de média(s) final (ais) e outra documentação que comprove as informações inseridas. A ausência pode ser motivo de exclusão.

Valor do Curso:

· Taxa de frequência: Gratuito

· Os formandos admitidos e com a matrícula efetiva no curso, podem candidatar-se a bolsas PRR associadas a este curso, no valor de 200 euros. O número máximo de bolsas disponíveis é de 15, sendo os requisitos para a sua atribuição:
1. Idade superior a 18 anos em 31 de dezembro de 2023;
2. Ser residente em território nacional;
3. 80% de assiduidade;
4. Aprovação a todos os módulos do curso;
5. Proceder à candidatura e submissão de toda a documentação solicitada, em data definida, posteriormente.
· Após o início do curso serão disponibilizadas todas as orientações acerca dos procedimentos a seguir para formalização das candidaturas às bolsas.

Candidaturas até:

· 15 de maio de 2024, através do seguinte link: https://www.ubi.pt/Curso/1154. A não submissão da documentação solicitada no ato da candidatura poderá ser fator de exclusão.

Mais informação:

Critérios de Seleção