O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (MUSLAN-UBI) assinala o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, com um programa de atividades que visa envolver a comunidade e celebrar a tradição têxtil da região, reconhecendo também o seu potencial para um futuro sustentável.
Como forma de celebrar a data, o Museu promove entradas gratuitas durante o dia 18 (sábado), com uma visita guiada aos dois núcleos, assim como um workshop, no qual os participantes terão a oportunidade de realizar todo o processo de tinturaria natural, desde a recolha das plantas ao tingimento da lã.
Dirigidas a toda a comunidade, as entradas grátis poderão ser realizadas durante o horário de funcionamento do museu naquele dia (das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00) e a visita guiada terá início às 11h00 no Núcleo da Real Fábrica de Panos, passando depois para o Núcleo da Real Fábrica Veiga. Estas atividades não pressupõem qualquer inscrição, estando a disponibilidade de vaga na visita guiada dependente apenas da ordem de chegada dos participantes.
“Tinturaria Natural: as Cores da Ribeira” é o tema do workshop, que dará aos participantes a oportunidade de aprender a extrair corantes de plantas, recolhidas nas margens da ribeira da Goldra segundo princípios de colheita sustentável, explorar antigas receitas de mestres tintureiros franceses, atualmente em estudo no âmbito do projeto de investigação REVIVE, e tingir lã, criando a paleta pictórica da ribeira.
Desenvolvido no âmbito do projeto «Rota da Lã EDUCA», com o financiamento do Turismo de Portugal e apoios da Burel Factory e investigadores do projeto REVIVE, o workshop decorre na Real Fábrica Veiga (Oficina Têxtil), das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Esta atividade, apesar de gratuita, tem vagas limitadas mediante inscrição em muslan@ubi.pt.
O tema do Dia Internacional dos Museus deste ano “Museus, Educação e Investigação”, sublinha o papel fundamental das instituições culturais na oferta de uma experiência educativa holística e num olhar para um mundo mais consciente, sustentável e inclusivo. Neste sentido, o Museu, além de abrir portas divulgará, também, alguns resultados do projeto de investigação em curso, REVIVE (2022. 01243.PTDC) – “Os Fios do Passado a Tecer o Futuro: As cores da Real Fábrica de Panos da Covilhã, 1764-1850”.
As iniciativas decorrem no Museu de Lanifícios da UBI, ao longo do dia 18 de maio (sábado).