O Projeto Erasmus+ TIM^2 – Teaching Mathematics using Drama vai formar 28 formadores/educadores na Europa para que possam ensinar a metodologia TIM2 a professores de matemática. A ASTA-Teatro, parceira deste projeto, está a recrutar os candidatos portugueses que farão o curso, na ilha grega de Lesbos, de 2 a 6 de outubro deste ano.
· O curso sobre a metodologia TIM^2 para o ensino da matemática é gratuito e destinado a professores, formadores de professores, estudantes de matemática e atores.
· O projeto pretende capacitar 28 formadores nesta nova metodologia, que visa chegar a 600 professores, nos quatro países que integram o consórcio.
· As candidaturas, em Portugal, devem ser enviadas até 18 de junho e o processo de seleção terminará a 31 de julho de 2024.
A companhia ASTA-Teatro e Outras Artes, parceira portuguesa do projeto TIM2 – Teaching Mathematics using Drama, abriu uma call (convocatória) para o Curso de Formação de Formadores numa nova metodologia de ensino de matemática, que decorrerá de 2 a 6 de outubro, na ilha grega de Lesbos. O objetivo é aumentar a literacia matemática, recorrendo a ferramentas do teatro para o ensino das matérias desta disciplina.
A convocatória é dirigida a professores, estudantes de Matemática Ensino, educadores, formadores de professores e atores, interessados em promover o ensino da matemática através das artes performativas. Sérgio Novo, presidente da ASTA, explica alguns dos critérios de seleção: “Daremos preferência a candidatos que acreditam no poder das artes performativas na educação e defendem uma educação inclusiva e capaz de conquistar os alunos. Procuramos atores com interesse e bons conhecimentos em disciplinas científicas e/ou formadores, professores ou estudantes de matemática, sensíveis a estas novas abordagens. Os interessados devem enviar os respetivos currículos e cartas de motivação por e-mail para portugal@theatreinmath.eu, até 18 de junho de 2024.
Aos candidatos selecionados em Portugal, juntar-se-ão os selecionados pelos restantes parceiros do projeto em Itália, Noruega e Grécia. Todos participarão numa formação de 5 dias sobre a metodologia TIM^2 para o ensino da matemática, num ambiente cooperativo e criativo. A formação decorrerá na ilha de Lesbos, na Grécia, de 2 a 6 de outubro de 2024, e será dada pelos criadores da metodologia. O curso é gratuito e todas as despesas de alimentação, transporte e alojamento são pagas pelo projeto.
Depois deste curso, em Lesbos, cada formador irá, no respetivo país, formar um grupo de 20-25 professores de matemática, e orientá-los na criação de novas atividades para abordar tópicos matemáticos de uma forma inovadora e envolvente.
Posteriormente, o formador supervisionará os professores que aplicarão a metodologia nas suas aulas. O parceiro do projeto, em cada país, fornecerá o apoio necessário aos formadores nas ações de formação com os professores.
O curso abordará as metodologias Mathemart, Process Drama e Role Categories. A metodologia “Mathemart – Brincando com a matemática no workshop de teatro” foi criada por Maurizio Bertolini, do Social Community Theatre Centre da universidade de Turim, que tem vindo a testá-la desde 2011, em escolas italianas: “Ao fim de dez anos a usar a mathemart nas escolas, entendemos que usar o teatro para ensinar matemática funciona porque os estudantes trabalham com todo o corpo, não só com a mente, o que leva a um envolvimento emocional, com ótimos resultados, mesmo com os estudantes que sentem algum receio da matemática.”
A esta metodologia, soma-se o processo dramático (Process Drama) e o de Role Categories, trabalhados pela Universidade HVL de Bergen, com o objetivo de mudar o padrão de comunicação dominado pelo professor, introduzindo personagens e explorando distintos aspetos (o cético, o curioso, a autoridade, o mediador) com a finalidade de criar diferentes processos de aprendizagem ativa no aluno.
O projeto TIM^2 pretende formar pelo menos 600 professores, 150 dos quais em Portugal, alcançando cerca de 9000 alunos, entre os 9 e os 14 anos, nos quatro países em que será implementado: Portugal, Itália, Grécia e Noruega. Cofinanciado pelo Programa Europeu Erasmus, o TIM^2 tem uma dotação financeira de 400 mil euros e deverá prolongar-se até 2026. Além da formação direta a professores, está prevista a criação de uma plataforma de partilha da metodologia, com vários exercícios adequados a alunos entre os 9 e os 14 anos, e que pode ser consultada pelos professores. O projeto tem em conta os quatro sistemas educativos dos países parceiros, acautelando a necessária flexibilidade na adaptação da metodologia ao contexto a aplicar.
Sobre a ASTA: A ASTA é uma estrutura profissional de criação e programação fundada em 2000, com sede na Covilhã. A sua identidade está assente numa cultura transdisciplinar, tendo por base o teatro, alicerçado numa constante procura de novos métodos e linguagens, seja reinventando clássicos ou criando a partir do espaço vazio. O seu trabalho é bastante diversificado, centrando-se em cinco eixos principais: Criações; Circulação; Programação/Festivais; Serviço Educativo e Projetos de Investigação.
O grupo promove anualmente os festivais contraDANÇA – Festival de Dança e Movimento Contemporâneo; o Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior [coprodução com o TeatrUBI]; a ensinARTE -Mostra de Teatro Escolar [coprodução com o Agrupamento de Escolas do Teixoso] e o Festival de Artes de Rua – Portas do Sol. De destacar ainda a realização anual do projeto reciclARTE - workshops de artes plásticas que transformam lixo em arte.
A ASTA tem apostado na sua internacionalização, participando em diversos festivais internacionais, bem como em vários projetos europeus, como o Tell Me (integração de refugiados através do teatro), o TIM – Theatre in Mathematics, RAPKOUR (integração juvenil através do parkour), DEEP ACTS (prevenção da violência de género), HI Story Telling (teatro enquanto ferramenta para ensinar de História) e ESCAPE – Encouraging the use of SCenic Arts in Prisoners’ Education.

