O docente do Departamento de Psicologia, Luís Maia, lançou mais um livro  que pretende ser um guia prático para pais e educadores. 
  “Educar sem bater”, editado pela Lidel, parte de casos reais, recolhidos ao  longo dos últimos anos de prática clínica do docente da UBI, e que convida o  leitor a reflectir sobre o que não deve fazer e sobre o que poderá tentar fazer  para educar sem bater.
Numa altura em que cada vez mais de fala da disciplina positiva, a leitura  de “Educar sem bater” é obrigatória na medida em que proporcionará ao leitor a  aprendizagem de gestão de conflitos e de comportamentos desadequados dos filhos  e educandos.
Para além de “Educar sem bater” Luís Maia  é autor de “Psicologia e Liberdade – Angústias e  Satisfações: As neurociências e o Meu ensaio inacabado”, “Avaliação Neuropsicológica  na Esclerose Múltipla”, “Benefícios da Cafeína na Demência de Alzheimer: Os  efeitos de Neuroprotecção” e co-autor de diversas publicações.
Com um  vasto currículo na área, o docente da UBI é ainda coordenador do Grupo de  Estudos em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica da Universidade da Beira  Interior (GEARNeurop).
  
Sobre Luís Alberto Coelho Rebelo Maia:
  Neuropsicólogo  Clínico e Forense
  Professor  Auxiliar da Universidade da Beira Interior & IPCB
  Pós  Graduado em Ciências Médico-Legais (ICBAS)
  Licenciado  em Psicologia Clínica (Universidade do Minho)
  Mestre  em Neurociências (Faculdade de Medicina de Lisboa)
  Grau  de Salamanca em Neuropsicologia Clínica (Universidade de Salamanca - Espanha)
  Grau  de Suficiência Investigadora (Universidade de Salamanca - Espanha)
  Doutorado  em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca (Espanha)