Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação (BI) - uma vaga no âmbito do Projecto de I&D PTDC/EEA-EEL/110102/2009

Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação (BI) - uma vaga no âmbito do Projecto de I&D PTDC/EEA-EEL/110102/2009

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projecto de I&D “Optimização da Exploração e das Ofertas em Mercado para Sistemas Electroprodutores considerando a Diversidade de Fontes Energéticas, Incerteza e Gestão do Risco” da Universidade da Beira Interior.

EVENTO:

  De 10 de outubro a 09 de novembro de 2011

  Importar iCal

Partilha

Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação (BI) - uma vaga no âmbito do Projecto de I&D PTDC/EEA-EEL/110102/2009

Referência: “PTDC/EEA-EEL/110102/2009”
               

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projecto de I&D “Optimização da Exploração e das Ofertas em Mercado para Sistemas Electroprodutores considerando a Diversidade de Fontes Energéticas, Incerteza e Gestão do Risco” da Universidade da Beira Interior, com a referência “PTDC/EEA-EEL/110102/2009”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia e Gestão Industrial

Requisitos de admissão: Grau de mestre numas das seguintes áreas científicas: Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia e Gestão Industrial. Conhecimentos sólidos de Inglês (falado e escrito).

Factores preferenciais para a selecção:
1) o candidato deverá possuir nota de mestrado igual ou superior a 16 valores; 2) o candidato deverá possuir conhecimentos na área de simulação computacional, nomeadamente em ferramentas baseadas em inteligência artificial aplicadas à previsão em sistemas de energia eléctrica; 3) o candidato deverá possuir publicações científicas na área pretendida; 4) o candidato deverá ter experiência de trabalhos de investigação e curriculum vitae adequado aos objectivos do plano de trabalhos.

Plano de trabalhos:
O bolseiro terá como tarefa desenvolver ferramentas de optimização com uma estrutura funcional conjugando o retorno, o risco e a incerteza, afectas aos agentes de mercado eléctrico, com responsabilidade na produção de electricidade.
A integração dos conceitos referentes ao risco e incerteza no processo de optimização da exploração de recursos, requer por parte do bolseiro o estudo de factores determinantes na questão estratégica de sistemas energéticos sustentáveis para assegurar a competitividade do sector da produção, assim como, para garantir a qualidade de serviço dentro dos limites robustos do sistema.
Como corolário, é pretendido que se desenvolva uma nova metodologia estocástica, que considere fontes de incerteza como a potência eólica e preços de electricidade.
A abordagem ao problema passa por diligenciar uma ferramenta baseada em programação estocástica para a optimização de estratégias de oferta de um electroprodutor, a partir de métodos matemáticos avançados.
É fundamental a análise da sustentabilidade ambiental, financeira e da competitividade empresarial das centrais de produção. A análise financeira terá que abranger os vários sistemas de produção que compõem a matriz energética vigorada em Portugal, com o propósito de garantir a exequibilidade económica do mix energético de produção de electricidade.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2011.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro para a Inovação em Engenharia Electrotécnica e Energia (CIE3), Laboratório de Investigação em Optimização e Simulação de Sistemas Sustentáveis de Energia (OS3E) da Universidade da Beira Interior, sob a orientação científica do Professor Doutor João Paulo da Silva Catalão.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Novembro de 2011. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 24 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O Pagamento da bolsa será feito com periodicidade mensal, através de transferência bancária.
Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão feitos com base nos seguintes parâmetros:
A - Média das classificações obtidas no Mestrado;
B – Classificação obtida na dissertação;
C – Experiência em trabalhos de investigação e publicações;
D – Avaliação do perfil de investigador, de acordo com os objectivos do projecto, considerando a motivação, conhecimentos na área, disponibilidade demonstrada, entre outros aspectos. Aos parâmetros de selecção será atribuída a seguinte ponderação percentual: 0,15 x A + 0,20 x B + 0,30 x C + 0,35 x D.

Composição do Júri de Selecção:
Presidente do Júri: Professor Doutor João Paulo da Silva Catalão;
Vogais efectivos: Professor Doutor Victor Manuel Fernandes Mendes e Professor Doutor Mário Rui Melício da Conceição;
Vogais suplentes: Professor Doutor Francisco Alexandre Ganho da Silva Reis e Professor Doutor Rafael Baptista Rodrigues.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio electrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 24/10/2011 a 08/11/2011.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, por e-mail, devendo conter a carta de candidatura, o Curriculum Vitae do candidato detalhado, cópia do Certificado de Habilitações e outros documentos considerados relevantes. As candidaturas deverão ser enviadas para o seguinte endereço electrónico: catalao@ubi.pt, em formato pdf, até às 24:00horas do dia 08/11/2011.        

Ver Edital.
       

         

Data da última atualização: 2011-10-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.