EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D
Bolsa de Investigação – 1 vaga
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto/instituição de I&D Projeto Estratégico Pest-OE/EME/LA0022/2011-Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:
Área Científica: Engenharia Mecânica
Requisitos de admissão: O candidato tem de possuir Mestrado em Engenharia Aeronáutica ou Aeroespacial, com classificação mínima de 16 valores.
Plano de trabalhos: Durante esta bolsa serão efetuadas as seguintes tarefas.
a) Investigação sobre o ensino da engenharia em Portugal;
b) Colaboração na escrita de artigo para o 50th Aerospace Sciences Meeting.
Os objetivos a atingir são o conhecimento da história do ensino da engenharia aeronáutica em Portugal e a escrita de um artigo científico para o 50th Aerospace Sciences Meeting.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2011.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA-UBI/AEROG) da Universidade da Beira Interior, sob a orientação científica do Professor(a)/Doutor(a) Jorge Manuel Martins Barata
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em cinco de dezembro de 2011. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 60 meses.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: a) Classificação do grau mencionado em 3 (15%); b) número de anos de filiação no AIAA (20%); d) Experiência de investigação em história da engenharia aeronáutica (30%); e) Trabalhos anteriores publicados em conferências do AIAA ou em revistas relevantes para a engenharia aeronáutica (30%); Entrevista ( 5%).
Composição do Júri de Seleção:
Jorge Manuel Martins Barata (presidente)
Kouamana Bousson (vogal efetivo)
André Resende Rodrigues da Silva (vogal efetivo)
Jorge Miguel dos Reis Silva (vogal suplente)
Pedro Vieira Gamboa (vogal suplente)
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior, Calçada Fonte do Lameiro, 6200-358 Covilhã, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 de novembro de 2011 a 02 de dezembro de 2011.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae detalhado e uma certidão de habilitações em versão eletrónica.
As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período das 9 às 12 e das 14h30 às 16h30 na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para o Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA-UBI/AEROG) da Universidade da Beira Interior, Departamento de Ciências Aeroespaciais, Calçada Fonte do Lameiro, 6200-358 Covilhã.