O Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior (DECA-UBI) inaugura a exposição dos trabalhos realizados no âmbito do Postmaster em (Humanitarian) Achitecture, Infrastructure, and (Incremental) Housing for Crisis.
A iniciativa pretende partilhar as propostas desenvolvidas pelos pós-graduados do curso, oriundos de diversas partes do mundo, propostas estas que refletem o compromisso em enfrentar os mais urgentes desafios globais por meio da arquitetura e desenho urbano.
O posmaster decorreu entre fevereiro e julho de 2024, teve a participação de 28 alunos provenientes de 20 países, a colaboração de 18 docentes de três departamentos da UBI (Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, Departamento de Psicologia e Educação e Departamento de Sociologia) e duas faculdades (Faculdade de Engenharia e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), e ainda de 42 reputados oradores e avaliadores internacionais. Teve o apoio dos centros de investigação da UBI, o C-Made, o GeoBioTec@UBI e o CIAUD-UBI, e ainda do gupo de investigação GESTUAL, do CIAUD/FAUL.
Contou com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, que atribuiu 9 bolsas, e o suporte de organismos ligados às Nações Unidas (UN-Habitat, Global Shelter Cluster e CIFAL-UNITAR) e ONGs internacionais dedicadas à ajuda humanitária e à investigação sobre desastres urbanos (ASF-International, entre outras).
Com curadoria de Afonso Nuno Martins e Daniel Félix, da equipa de coordenação do curso, a inauguração conta com a presença de António Albuquerque, Presidente do DECA, e decorre na Galeria de Exposições do departamento, pelas 12h00 do dia 4 de dezembro (quarta-feira). Para quem não puder comparecer presencialmente, a exposição será transmitida ao vivo no canal YouTube da UBI e partilhada via Zoom.