Encontra‐se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de   Investigação (BI), no âmbito do projeto com o título “ Estudo e 
caracterização   do potencial papeleiro do Ailanthus altíssima”, inserido na Unidade de   I&D-Materiais Têxteis e Papeleiros, com a referência   PEst-OE/CTM/UI0195/2011, a decorrer na Universidade da Beira Interior,   Covilhã, nas seguintes condições:
Área Científica: Engenharia   Química e áreas afins
1.	Requisitos de admissão: Diploma 1º Ciclo   (Licenciatura) ou equivalente legal na área da Engenharia Química,   Química, Biotecnologia, ou áreas afins. O candidato deverá possuir forte   motivação e experiência no desenvolvimento de trabalho experimental no   âmbito da aplicabilidade de novas matérias-primas para a produção de   pasta e de papel.
2.	Plano de trabalho: As 
atividades laboratoriais a  desenvolver  incluem a 
caracterização  morfológica e  biométrica das fibras lenhosas, a análise da composição  química, bem  como, a produção de pastas para papel, com aplicação de  design  estatístico para a escolha dos parâmetros 
ótimos para esta matéria-prima e  
respetiva  análise das propriedades da pasta.  
Efetuada a  
seleção  da  pasta, produzir-se-ão folhas de papel laboratoriais, onde será  estudado  o efeito da refinação e sua influência nas propriedades   físico-mecânicas das mesmas.
3. Legislação e regulamentação   aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de 
agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação   Científica), Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos   Humanos 2010.
4. Local de trabalho: O trabalho será  desenvolvido  no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da  Universidade da  Beira Interior, sob a orientação científica do Profª.  Doutora Maria  Emília da Costa Cabral Amaral. 
5.Duração da (s)  bolsa (s): A  bolsa terá a duração de 6 meses, eventualmente prorrogável  por mais 2  meses, com início previsto em 9 de 
abril de 2012
6. Valor do subsídio de   manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745,00€, conforme   tabela de valores das bolsas atribuídas 
diretamente pela FCT, I.P.  no País  (
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor  acresce o  seguro social voluntário, caso o candidato opte pela sua  atribuição,  bem como o seguro de acidentes pessoais. Os pagamentos serão  
efetuados  mensalmente por  transferência bancária.
7. Métodos de seleção: O processo de seleção  envolve duas etapas.
1ª Etapa – O Júri analisará o CV dos candidatos elegíveis e atribuirá uma classificação de 0 a 20 valores baseada nos seguintes critérios:
a) Classificação do grau de licenciado (ponderação 50%)
b) Apreciação do currículo académico, científico, técnico e profissional, e respetiva adequação ao programa de trabalhos (ponderação 50%)
2ª Etapa – Os 3 (três) candidatos com melhor classificação na 1ª Etapa de seleção serão convocados por e-mail para uma entrevista na qual o Júri avaliará o perfil dos candidatos, experiência, conhecimentos e motivação relativamente ao programa de trabalho e contexto do projeto. O Júri atribuirá a cada candidato uma nota entre 0 e 20 valores baseada no respetivo desempenho na entrevista relativamente aos critérios referidos.
A classificação final será calculada através da média entre a classificação da 1ª Etapa e a 2ª Etapa (ambas com ponderação de 50%).
8. Composição do Júri de Seleção: O Júri será composto por Profª. Doutora Maria Emília da Costa Cabral Amaral (Presidente), Prof. Doutor Rogério Simões (Vogal), Profª. Doutora Ana Paula Nunes de Almeida Alves da Costa (Vogal), Prof.ª Doutora Ana Maria Matos Ramos (Vogal suplente) e Prof. Doutor Álvaro Frederico Vaz (Vogal suplente).
9. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e‐mail.
10. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra‐se aberto no período de 28 de fevereiro de 2012 a 12 de março de 2012.
As candidaturas devem ser formalizadas, por correio de carta ou por e-mail, devendo conter a carta de candidatura, o Curriculum Vitae detalhado do candidato e cópia do Certificado de Habilitações para:
Prof.ª Maria Emília Costa Cabral Amaral 
e-mail: 
mecca@ubi.ptUniversidade da Beira Interior
Faculdade de Ciências
Departamento de Química
Rua Marquês de Ávila e Bolama 6201-001 Covilhã
Caso os candidatos pretendam esclarecer dúvidas deverão utilizar o mesmo endereço de correio eletrónico.