Encontra‐se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto de I&D “Avaliação de Risco e Incerteza na Integração em Larga Escala de Geração Distribuída e Gestão da Procura de Energia Orientadas para uma Rede Sustentável e Inteligente” (“Assessment of Risk and Uncertainty in Large‐Scale Integration of Distributed Generation and Demand‐Side Management towards a Sustainable and Smart Grid”) da Universidade da Beira Interior, com a referência “PTDC/EEA‐EEL/118519/2010”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:
Área Científica: Engenharia Eletrotécnica.
Requisitos de admissão: Grau de mestre na área científica: Engenharia Eletrotécnica. Conhecimentos sólidos de Inglês (falado e escrito). Fatores preferenciais para a seleção: 1) o candidato deverá possuir sólidos conhecimentos na área de qualidade de energia, redes inteligentes, geração distribuída, micro‐redes de energia, usando ferramentas baseadas em inteligência artificial (SVM, Transformada‐S, Morfologia Matemática, Controlo Robusto); 2) o candidato deverá possuir
publicações científicas na área pretendida; 3) o candidato deverá ter experiência de trabalhos de investigação e curriculum vitae adequado aos objectivos do plano de trabalhos.
Plano de trabalhos:
O bolseiro terá como tarefa desenvolver ferramentas de optimização inteligente e controlo robusto para as redes inteligentes e geração distribuída.
Uma rede de energia inteligente introduz, na estrutura da rede elétrica atual, tecnologia avançada para sensorização, métodos de controlo evoluídos e comunicações bidirecionais, possibilitando uma excelente conjuntura para a melhoria da eficiência energética e a crescente integração de geração distribuída. A crescente integração de geração distribuída em sistemas de distribuição acarreta potenciais benefícios técnicos, tais como a estabilidade e fiabilidade da rede, enquanto a qualidade de energia pode ser afetada. A transição entre uma rede conectada e uma rede isolada (islanding), e vice‐versa,
é uma questão de controlo muito importante a ser abordada numa rede inteligente e sustentável. Assim, a classificação dos potenciais distúrbios da qualidade de energia é essencial para a operação eficiente e fiável do sistema, usando ferramentas de optimização inteligente adequadas.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2011.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro para a Inovação em Engenharia Eletrotécnica e Energia (CIE3), Laboratório de Investigação em Optimização e Simulação de Sistemas Sustentáveis de Energia (OS3E) da Universidade da Beira Interior, sob a orientação científica do Professor Doutor João Paulo da Silva Catalão.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Abril de 2012. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O Pagamento da bolsa será feito com periodicidade mensal, através de transferência bancária.
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão feitos com base nos seguintes parâmetros: A – Classificação obtida no Mestrado; B – Experiência em trabalhos de investigação e publicações em revistas internacionais de referência (IEEE, Elsevier, Willey, Taylor & Francis); C – Avaliação do perfil de investigador, de acordo com os objectivos do projeto, considerando a motivação, conhecimentos na área e disponibilidade demonstrada. Aos parâmetros de seleção será atribuída a seguinte ponderação percentual: 0,25 x A + 0,35 x B + 0,40 x C.
Composição do Júri de Seleção: Presidente do Júri: Professor Doutor João Paulo da Silva Catalão; Vogais efetivos: Professor Doutor Victor Manuel Fernandes Mendes e Professor Doutor João Carlos de Oliveira Matias; Vogal suplente: Professor Doutor Francisco Alexandre Ganho da Silva Reis.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra‐se aberto no período de 15/03/2012 a 28/03/2012.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, por e‐mail, devendo conter a carta de candidatura, o Curriculum Vitae do candidato detalhado, cópia do(s) Certificado(s) de Habilitações e outros documentos considerados relevantes. As candidaturas deverão ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico:
catalao@ubi.pt, em formato pdf, até às 24:00horas do dia 28/03/2012.