Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Bolsa de Investigação na área da Engenharia Eletrotécnica

Bolsa de Investigação na área da Engenharia Eletrotécnica

Candidaturas até 28 de março.

EVENTO:

  De 28 a 29 de março de 2012

  Importar iCal

Partilha

Encontra‐se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto de I&D “Avaliação de Risco e Incerteza na Integração em Larga Escala de Geração Distribuída e Gestão da Procura de Energia Orientadas para uma Rede Sustentável e Inteligente” (“Assessment of Risk and Uncertainty in Large‐Scale Integration of Distributed Generation and Demand‐Side Management towards a Sustainable and Smart Grid”) da Universidade da Beira Interior, com a referência “PTDC/EEA‐EEL/118519/2010”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Eletrotécnica.

Requisitos de admissão: Grau de mestre na área científica: Engenharia Eletrotécnica. Conhecimentos sólidos de Inglês (falado e escrito). Fatores preferenciais para a seleção: 1) o candidato deverá possuir sólidos conhecimentos na área de qualidade de energia, redes inteligentes, geração distribuída, micro‐redes de energia, usando ferramentas baseadas em inteligência artificial (SVM, Transformada‐S, Morfologia Matemática, Controlo Robusto); 2) o candidato deverá possuir
publicações científicas na área pretendida; 3) o candidato deverá ter experiência de trabalhos de investigação e curriculum vitae adequado aos objectivos do plano de trabalhos.

Plano de trabalhos:
O bolseiro terá como tarefa desenvolver ferramentas de optimização inteligente e controlo robusto para as redes inteligentes e geração distribuída.
Uma rede de energia inteligente introduz, na estrutura da rede elétrica atual, tecnologia avançada para sensorização, métodos de controlo evoluídos e comunicações bidirecionais, possibilitando uma excelente conjuntura para a melhoria da eficiência energética e a crescente integração de geração distribuída. A crescente integração de geração distribuída em sistemas de distribuição acarreta potenciais benefícios técnicos, tais como a estabilidade e fiabilidade da rede, enquanto a qualidade de energia pode ser afetada. A transição entre uma rede conectada e uma rede isolada (islanding), e vice‐versa,
é uma questão de controlo muito importante a ser abordada numa rede inteligente e sustentável. Assim, a classificação dos potenciais distúrbios da qualidade de energia é essencial para a operação eficiente e fiável do sistema, usando ferramentas de optimização inteligente adequadas.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2011.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro para a Inovação em Engenharia Eletrotécnica e Energia (CIE3), Laboratório de Investigação em Optimização e Simulação de Sistemas Sustentáveis de Energia (OS3E) da Universidade da Beira Interior, sob a orientação científica do Professor Doutor João Paulo da Silva Catalão.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Abril de 2012. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O Pagamento da bolsa será feito com periodicidade mensal, através de transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão feitos com base nos seguintes parâmetros: A – Classificação obtida no Mestrado; B – Experiência em trabalhos de investigação e publicações em revistas internacionais de referência (IEEE, Elsevier, Willey, Taylor & Francis); C – Avaliação do perfil de investigador, de acordo com os objectivos do projeto, considerando a motivação, conhecimentos na área e disponibilidade demonstrada. Aos parâmetros de seleção será atribuída a seguinte ponderação percentual: 0,25 x A + 0,35 x B + 0,40 x C.

Composição do Júri de Seleção: Presidente do Júri: Professor Doutor João Paulo da Silva Catalão; Vogais efetivos: Professor Doutor Victor Manuel Fernandes Mendes e Professor Doutor João Carlos de Oliveira Matias; Vogal suplente: Professor Doutor Francisco Alexandre Ganho da Silva Reis.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra‐se aberto no período de 15/03/2012 a 28/03/2012.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, por e‐mail, devendo conter a carta de candidatura, o Curriculum Vitae do candidato detalhado, cópia do(s) Certificado(s) de Habilitações e outros documentos considerados relevantes. As candidaturas deverão ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico: catalao@ubi.pt, em formato pdf, até às 24:00horas do dia 28/03/2012.

Data da última atualização: 2012-03-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.