Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. UBI Reúne Cientistas de 12 Instituições em Projeto Revolucionário Financiado pela União Europeia

UBI Reúne Cientistas de 12 Instituições em Projeto Revolucionário Financiado pela União Europeia

A Universidade da Beira Interior vai acolher, nos dias 19, 20 e 21 de março, no Anfiteatro 8.1, uma reunião do Projeto Europeu de Investigação MAAT, que pretende desenvolver um sistema cruzador-vaivém baseado em dirigíveis de grandes dimensões.

EVENTO:

Ficheiro com o nome: MAAT_Project

  De 19 a 22 de março de 2012

  Importar iCal

Partilha

O dirigível cruzador viajará a 15 Km de altitude e funcionará como uma plataforma logística flutuante. O vaivém permite recolher pessoas e bens em terra e entregá-los ao cruzador. O sistema é amigo do ambiente, pois baseia-se no mesmo princípio de funcionamento dos balões, cheios de hélio ou hidrogénio, e é alimentado por painéis fotovoltaicos.
Participam neste projeto 12 Instituições de investigação, entre as quais empresas e universidades. A ideia é absolutamente inovadora e lembra os filmes da célebre saga “Guerra das Estrelas” com as suas cidades flutuantes na estratosfera. A instituição líder é a Universidade de Modena e Reggio-Emilia em Itália, sendo que “a UBI é a responsável pelos vários sistemas de propulsão do cruzador e vaivém”, afirma o Coordenador do Projeto na UBI, José Páscoa, do Departamento de Engenharia Eletromecânica. Segundo este investigador “o convite à UBI relacionou-se com a competência reconhecida à instituição e ao facto de se tratar de um projecto multidisciplinar, sendo que a UBI participa com investigadores do Departamento de Eletromecânica e de Aeronáutica”. No dia 19, de manhã, haverá uma sessão pública para apresentação do projeto à comunicação social e à comunidade académica.
O projeto MAAT tem sido objeto de grande atenção nos meios de comunicação social por se tratar de uma ideia revolucionária que pretende catapultar a União Europeia para a liderança tecnológica neste domínio. A mais recente apresentação aconteceu num dos célebres colóquios da Royal Society, em Londres. Estes colóquios são conhecidos por terem sido aí apresentados a grande maioria dos desenvolvimentos científicos e tecnológicos do mundo moderno, desde Newton até aos nossos dias. Segundo José Páscoa, “a presença da UBI é uma consequência de um trabalho persistente de vários anos e da visibilidade que as publicações científicas daí resultantes têm alcançado”.

Instituições Participantes: Universitá Degli Studi di Modena e Reggio-Emilia (Itália); Universidade da Beira Interior (Portugal); Logistic Network Consultants GmbH (Alemanha); University of Hertfordshire (Reino Unido); Southern Federal University (Russia); Engys LTD (Reino Unido); University of Lincoln (Reino Unido); Universitá Di Bologna (Itália); Exponential Design Lab (Uruguay); Aero Sekur S.p.A. (Itália); Vrije Universiteit Brussel (Belgica); Politecnico di Torino (Italy).

Ver mais informação.

Ficheiro com o nome: MAAT_Project

Data da última atualização: 2012-03-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.