A ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho vai levar a efeito um Workshop sobre Prevenção dos Riscos Profissionais - Riscos Psicossociais. Este evento irá decorrer no dia 11 de outubro, entre as 17h30 e as 19h30, no Auditório da Anil, na Covilhã e contará com a intervenção da Profª Catarina Oliveira e do Prof. Samuel Monteiro, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, bem como com a participação de um membro de cada uma das entidades que colaboram na organização, nomeadamente, a Universidade da Beira Interior, a AECBP – Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor, a ACICF – Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão, o NERCAB – Associação Empresarial da Região de Castelo Branco, a ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios e a
União de Sindicatos de Castelo Branco.
O WORKSHOP insere-se no âmbito da Campanha Europeia de avaliação dos riscos psicossociais, que decorre durante o ano de 2012.
A relevância dos riscos profissionais, resultantes de fenómenos como o burnout e assédio, no seio das organizações produtivas em tempo de grandes transformações a todos os níveis das sociedades, é algo que deve ser avaliado por forma a eliminar, minorar e prevenir os efeitos que daí resultam, principalmente ao nível psicológico sobre os atores da relação laboral.
Os comportamentos, no âmbito de uma relação laboral, são fundamentalmente determinados pela natureza da atividade económica, pelos métodos e processos de trabalho, pelo modelo de gestão e pelos agentes externos que influenciam direta ou indiretamente naquela relação.
Riscos como o stress, violência, assédio e intimidação no trabalho, provocados, por fatores quantas vezes incontroláveis do ponto de vista da sua génese, podem conduzir a fenómenos de exaustão emocional com repercussões físicas graves, à despersonalização, com uma identificação difusa quanto a valores sociais e éticos e ainda à ausência ou dificuldade de realização pessoal com comportamentos de frustração e desmotivação.
Ver
Folheto.