O
documento integra uma série de recomendações para que as escolas médicas promovam e desenvolvam os seus programas de Segurança do Doente, tendo servido de base ao desenvolvimento do Programa de Segurança do Doente do
LaC.
Desde a génese da Faculdade que a Segurança do Doente tem sido uma preocupação e uma temática abordada de forma explícita. Com a criação do LaC, logo nos primeiros anos da FCS, surgiram necessariamente sessões de aprendizagem dedicadas à Segurança do Doente que, com o passar dos anos, foram evoluindo para o atual Programa de Segurança do Doente.
Luís Patrão, coordenador executivo do LaC, esclarece “A Segurança do Doente está para a área da saúde como a Segurança de Voo para a aeronáutica; neste sentido, é sob os princípios que lhe estão inerentes que toda a aprendizagem deve ser desenvolvida, por forma a salvar mais vidas, melhorar a qualidade de vida dos doentes e diminuir os danos decorrentes do contacto com os serviços de saúde”, e acrescenta que “a oficialização do apoio ao Programa de Segurança do Doente da OMS coloca uma responsabilidade adicional no LaC e em todos os seus colaboradores”.
Paralelamente ao desenvolvimento do ensino relacionado diretamente com a Segurança do Doente, acabou por surgir a oportunidade de trabalhar em outras áreas paralelas, introduzindo a Simulação no ensino pré-graduado, a par de uma constante atualização em Educação Médica. Também relacionado com esta temática, irá realizar-se na FCS no final deste ano, o 2º Congresso da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde.
Mais informação:
Documento de oficialização do apoio ao Patient Safety Curriculum Guide
href="http://www.who.int/patientsafety/education/curriculum/PSP_Endorsements_Universities/en/index.html">Lista completa de instituições que apoiam e aplicam os princípios do Patient Safety Curriculum Guide
Fonte: UBInforma.