Com o objetivo de identificar e reconhecer promotores de empresas e do empreendedorismo de maior sucesso em toda a Europa, divulgar exemplos de melhores políticas e práticas de empreendedorismo e incentivar e inspirar potenciais empreendedores, acaba de ser lançada a edição 2014 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, uma iniciativa da Comissão Europeia, dinamizada em Portugal pelo IAPMEI, enquanto Coordenador Nacional.
    Conforme referido pelo Vice-Presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, “Desde 2006, mais de 2500 projetos participaram em competições nacionais com o objetivo de poder concorrer nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial. Tal significa que 35 projetos já ganharam prémios e foram divulgados na Europa para difundir as melhores práticas. Em conjunto, estes projectos criaram mais de 10.000 empresas e estimularam o crescimento europeu”.
  (http://ec.europa.eu/enterprise/policies/sme/best-practices/european-enterprise-awards/documents/2013-european-enterprise-promotion-awards-compendium_pt.pdf)
  Decorrente de uma participação empenhada das empresas e entidades da envolvente ao longo das várias edições, Portugal, foi nas 2 últimas edições,  o país que registou maior número de candidaturas na fase nacional.
  Em 2006, Portugal foi galardoado pela Comissão Europeia na categoria ‘redução da burocracia’ com o projecto “Empresa na Hora”. Nas edições de 2012 e 2013, Portugal foi novamente galardoado pela Comissão, na categoria “apoio à internacionalização das empresas” com os projectos “Douro Boys” e “Portuguese Shoes: The sexiest industry in Europe”, respectivamente.
  O concurso nacional decorre até ao próximo dia 10 de Março.
    Muito gostaríamos contar com a vossa participação, quer através de candidatura, quer da colaboração na divulgação e/ou identificação de projectos ou iniciativas locais, com potencial para concorrer em qualquer das seguintes categorias:
    1)        Promoção do espírito de empreendedorismo: distingue acções e iniciativas a nível nacional, regional ou local que promovam um espírito de empreendedorismo, especialmente entre os jovens e as mulheres.
    2)        Investimento nas competências empreendedoras: distingue iniciativas a nível local, regional ou nacional que melhorem as competências de empreendedorismo e de gestão.
    3)        Desenvolvimento do ambiente empresarial: distingue políticas inovadoras a nível nacional, regional ou local que promovam a criação e o desenvolvimento empresarial, simplifiquem os procedimentos legislativos e administrativos das empresas e implementem o princípio “Pensar primeiro em pequena escala” para as pequenas e médias empresas.
    4)        Apoio à internacionalização das empresas: distingue políticas e iniciativas a nível nacional, regional ou local que incentivem as empresas, particularmente, as pequenas e médias empresas, a beneficiarem mais das oportunidades oferecidas pelos mercados dentro e fora da União Europeia. 
    5)        Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos: distingue políticas e iniciativas a nível nacional, regional e local que apoiam o acesso das PMEs aos mercados ecológicos e ajudam a melhorar a eficiência dos seus recursos através, por exemplo, do desenvolvimento de competências ecológicas e financiamento da atividade.
    6)        Empreendedorismo responsável e inclusivo: distingue acções nacionais, regionais e locais por parte das autoridades ou de parcerias públicas/privadas que promovam a responsabilidade social da empresa entre as pequenas e médias empresas. Esta categoria reconhece igualmente as ações destinadas a promoverem o empreendedorismo entre grupos desfavorecidos, tais como desempregados, especialmente os desempregados de longa data, imigrantes legais, pessoas com deficiência ou minorias étnicas.
    Destinatários:
  A competição está aberta às entidades públicas locais e regionais na União Europeia, bem como de outros países associados como a Islândia, Noruega, Sérvia e Turquia. 
    As entidades públicas são definidas de acordo com o contexto nacional de cada país participante e podem incluir instâncias de decisão, organismos de financiamento e organizações de execução. 
    Entre as entidades elegíveis incluem-se organismos nacionais, cidades, municípios, regiões e comunidades, bem como parcerias público-privadas entre entidades públicas e empresários, programas educacionais e organizações empresariais. 
    As parcerias público-privadas incluem:
    ·       Um acordo financeiro, pelo qual o parceiro privado é responsável pela implementação de uma política concebida pela entidade pública; 
    ·       Um acordo entre o parceiro privado e a entidade pública, pelo qual o parceiro privado é envolvido (em virtude das suas competências, conhecimentos e recursos) no processo de definição de políticas; 
    ·       Um apoio explícito, não necessariamente de natureza financeira, que a entidade pública fornece ao parceiro do sector privado no quadro de um projecto específico. Para efeitos dos Prémios Europeus, este apoio tem que ser explícito.
      Como candidatar-se aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014:
  Poderá obter o Formulário de Candidatura, Manual Operacional e Nota de Apresentação, acedendo a: 
    http://www.iapmei.pt/iapmei-mstplartigo-01.php?temaid=127&msid=4&PHPSESSID=6939f3c04ee388c4c3e84381d2c4b109
    As candidaturas devem ser formalizadas por via electrónica junto do IAPMEI, até 10 de Março de 2014, através do respectivo formulário de candidatura. 
    O formulário, depois de preenchido e assinado, deve ser enviado unicamente em formato PDF e Word, acompanhado do “reconhecimento de assinatura(s) com poderes para o acto” ou o acesso à certidão eletrónica, para:
    premioseuropeus@iapmei.pt
    O contributo de entidades como a Vossa é fundamental para promover uma efectiva partilha pública de actividades com repercussões importantes na dinamização do empreendedorismo, da economia e do emprego locais, pelo que colocamos à vossa disposição a equipa técnica do projecto que poderá prestar todos os esclarecimentos necessários à vossa candidatura, através dos contactos:
    Tel.: 21 383 61 60/6228
  e-mail: premioseuropeua@iapmei.pt
    Poderá ainda encontrar toda a informação associada a esta iniciativa, acedendo a:
    www.premioseuropeus.iapmei.pt
  http://ec.europa.eu/enterprise/index_en.htm