O evento que pretende trocar a "ciência por miúdos" terá como moderador o docente da FCS Eduardo Cavaco e contará ainda com a participação dos alunos de biomédicas do programa “Start Up Research”. Tem entrada livre e aberto a toda a comunidade. Esta 1ª tertúlia está inserida nas comemorações do dia mundial do DNA.
Uma iniciativa organizada pelo Start Up Research I e II, com o apoio da Faculdade de Ciências da Saúde, CICS – Centro de Investigação em Ciências da Saúde, Reitoria da Universidade da Beira Interior e Goldra Café.
ver cartaz
RAQUEL FERREIRA
Com 33 anos, é uma das jovens cientistas portuguesas distinguidas este ano com a Medalha de Honra L’Óreal Portugal para as Mulheres na Ciência com um projecto que visa encontrar novas vias de tratamento para doentes com um acidente vascular cerebral (AVC). Raquel Ferreira licenciou-se em Biologia Aplicada pela Universidade do Minho. Fez o doutoramento em inflamação (papel regulador do neuropeptídeo Y na actividade da microglia) na Universidade de Coimbra. Fez um pós-doc em malformações arteriovenosas cerebrais em Los Angeles (EUA) até final de 2013. Presentemente está a fazer um novo pós-doc na área do AVC, com Liliana Bernardino no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI). O projecto está focado na reparação neuronal e vascular após um AVC utilizando como agente terapêutico nanopartículas contendo ácido retinóico.
START UP RESEARCH
O Start Up Research é um grupo voluntário constituído por 46 alunos de licenciatura em Ciências Biomédicas da Universidade da Beira Interior que, sob a coordenação do Prof. Doutor José Eduardo Cavaco, semanalmente se juntam tendo como objectivos: aprendizagem de técnicas laboratoriais; discussão de temas científicos; realização de mini-projectos científicos, organização da Universidade de Verão – Saúde e Investigação, e viagens de estudo a centros de investigação em Portugal e no estrageiro. O projecto tem uma duração de 7 semestres (3 de licenciatura e 4 de mestrado).