Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Conferência Internacional Comunicar Ciência: Modelos de Publicação Emergentes

Conferência Internacional Comunicar Ciência: Modelos de Publicação Emergentes

Nos próximos dias 21 e 22 de Maio, quinta e sexta-feira, a Universidade da Beira Interior acolhe a 2ª Conferência Internacional Comunicar Ciência: Modelos de Publicação Emergentes, evento que procura refletir sobre os paradoxos e perspetivas da publicação académica atual. Transmissão Online

EVENTO:

Ficheiro com o nome: ComunicarCiencia2015

  De 21 a 22 de maio de 2015

  Importar iCal

Partilha

A sessão de abertura conta com intervenções de João Costa, presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da FCT, que falará sobre as limitações dos actuais instrumentos bibliométricos quando aplicados às Ciências Sociais e Humanidades, e também sobre o indicador que a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) se encontra a preparar para a monitorização da publicação nessas áreas; Jeffrey Beall (University of Colorado), que há anos vem acompanhando e denunciando a edição e publicação predatória a partir da exploração ilegítima do modelo de open-access, e que é hoje a maior autoridade mundial na matéria; e Allen Wilhite (University of Alabama in Huntsville) cujo estudo que publicou na revista Science revela que a citação coerciva e a autoria “honorária” são práticas disseminadas em várias áreas científicas nos EUA.

A conferência conta ainda com as presenças de António Castillo-Esparcia (Universidad de Málaga), Francisco Paiva(Universidade da Beira Interior), José Manuel Couto Silvestre (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) eMoisés Lemos Martins (Universidade do Minho) na qualidade de conferencistas convidados, acolhendo igualmente um amplo e diversificado conjunto de participações selecionadas mediante revisão cega por pares e distribuídas, ao longo dos dois dias do evento, por cinco Sessões Temáticas.

Integrado no Projeto Comunicar Ciência, financiado pela FCT e dinamizado por um conjunto de investigadores da Unidade de Investigação LabCom.IFP, o evento terá lugar no Anfiteatro 1 (Parada) do Pólo Principal da Universidade da Beira Interior. A sessão inaugural, agendada para as 14h30 do dia 21, contará com a presença de António Fidalgo, Reitor da instituição.

Instalação poética de antigo aluno inaugurada na UBI

O final do primeiro dia da conferência será marcado pela inauguração, na Faculdade de Artes e Letras, da exposição da instalação poética “Onde me Criei”, de Pedro Carreira de Jesus, antigo aluno de Ciências da Comunicação da UBI. A obra, que permanecerá exposta até ao próximo mês de Junho,​ constitui-se a partir da revisitação dos lugares espacio-temporais da memória. Nas palavras de Raquel Schefer, realizadora e investigadora em Estudos Cinematográficos na Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e autora do texto de apresentação da exposição, “Os objectos postos em situação, operação com vastas implicações semióticas – os poemas e as fotografias –, contribuem para estabelecer a junção entre o passado, o presente e o presente vivido.”


O convite para regressar à UBI com a sua instalação foi feito por Paulo Serra, Presidente da Faculdade de Artes e Letras, e Anabela Gradim, investigadora principal do Projeto Comunicar Ciência, com o objetivo não só de integrar o programa da conferência, mas também de dinamizar os espaços comuns da Faculdade e de contribuir para solidificar a relação entre a Universidade e os seus Alumni, em consonância com uma das prioridades assumidas para a instituição pelo atual Reitor.


PARA MAIS INFORMAÇÃO


Organização:
Anabela Gradim – agradim@gmail.com
Catarina Moura – catarinamoura@gmail.com

Web
 
ver cartaz

Ficheiro com o nome: ComunicarCiencia2015

Data da última atualização: 2015-05-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.