3. Dia Internacional dos Museus 2018 no Museu de Lanifícios

Dia Internacional dos Museus 2018 no Museu de Lanifícios

Espaço museológico da UBI disponibiliza atividades como entradas gratuitas, exposições, um seminário e um workshop, além de caminhadas.

De 18 a 20 de maio de 2018

O Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior assinala a partir desta sexta-feira, o Dia Internacional dos Museus 2018, com a realização de várias atividades e novas oportunidades para que o público o possa conhecer ou até revisitar. Desde as entradas livres para as exposições permanentes e temporárias até à inauguração da exposição de pintura “A Covilhã em aguarelas” (19 de maio). Nesse dia, o espaço museológico da UBI disponibiliza ao público o Workshop “E-têxteis: eletrónica têxtil” e o Seminário “Comunicação por luz visível: uma tecnologia emergente em museus”, que ilustram significativamente o tema proposto pelo ICOM para 2018: “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. No dia 20 de maio, domingo, terá início um programa de percursos pedestres pelo património industrial e agro-pastoril sob o lema «Covilhã, cidade-fábrica» na Goldra, cuja participação será livre e gratuita.

O tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, escolhido pelo ICOM e encimado pelo Ano Europeu do Património Cultural, é o mote das celebrações do Dia Internacional dos Museus 2018, cujo programa nacional será disponibilizado, através da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), no website desta instituição e que implicará a participação de inúmeras entidades culturais de todo o país.

A hiperconectividade designa as diferentes formas de comunicação da atualidade, desde o contacto pessoal ao correio eletrónico ou à Internet, estabelecendo-se uma rede global de conexões cada vez mais complexa, diversa e integrada, à qual os museus não podem ficar indiferentes. Devido à tecnologia, com esta nova abordagem e ferramentas que disponibiliza, os museus podem hoje alcançar novos públicos, para além dos tradicionais, ao encontrar novas formas de aproximação e de comunicação das suas coleções.

Programa do Museu de Lanifícios
ENTRADAS GRATUITAS | 18 DE MAIO (9h30-12h00/14h30-18h00)
Exposições Permanentes «Da Manufactura à Industrialização dos Lanifícios» na Real Fábrica de Panos (Séc. 18) e na Real Fábrica Veiga: Industrialização dos Lanifícios (Séc. 19-20)

Exposições Temporárias «Instalações artísticas em diálogo com as exposições permanentes»
Draperies | de João Castro Silva | Área Arqueológica da Real Fábrica Veiga
Corrente | de Micaela de Vivero | Tanque de Água da Real Fábrica de Panos

WORKSHOP | 18 DE MAIO (10H00-12H00)
E-Têxteis: eletrónica nos têxteis
Com a orientação de Caroline Loss, Marta Sofia António e Rita Salvado, este workshop inspira-se na dupla KOBAKANT e na cultura DIY (do-it-yourself), com uma nova abordagem aos têxteis. Os participantes serão desafiados a combinar têxteis tradicionais com fios e tecidos condutores elétricos para criar produtos têxteis interativos. Recorrendo a técnicas manuais simples, serão criados circuitos elétricos em têxteis e interruptores e sensores têxteis, antecipando um futuro onde a tecnologia se poderá "vestir". A participação neste Workshop é gratuita e por ordem de inscrição, prevendo-se um máximo de quinze participantes.

SEMINÁRIO | 18 DE MAIO (14h30-16h00)
Comunicação por luz visível: uma tecnologia emergente em museus
A conferência de Luís Nero Alves, Professor da Universidade de Aveiro e investigador do Instituto de Telecomunicações, apresenta a tecnologia de comunicação por luz visível VLC que, de forma muito discreta  e de baixo custo, pode complementar a atual infraestrutura wireless de determinados espaços, combinando iluminação com comunicação. A participação neste Seminário não necessita de inscrição.

INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO | 19 DE MAIO (17h00)
«A Covilhã em aguarelas», de João Salcedas
Inaugura-se, na Real Fábrica Veiga, a exposição de pintura A Covilhã em aguarelas, de João Salcedas, natural de Vila do Carvalho, concelho da Covilhã. Trata-se de uma seleção de cerca de sessenta aguarelas, sobre papel fabriano, que mostram, de forma livremente poética e inspiradora, pessoas, lugares e detalhes singulares de diversos pontos da cidade da Covilhã, em diferentes períodos do ano, mas que também nos elucidam sobre o amor que o artista tem pela cidade que o viu nascer (até 15 de julho).

ITINERÁRIOS CULTURAIS ROTA DA LÃ – TRANSLANA | 20 DE MAIO (10h00-12h00)
Percursos pedestres pelo património industrial «Covilhã, cidade-fábrica» na Goldra
Real Fábrica de Panos (partida) / Centro histórico / Ribeira da Goldra / Pisão Novo / Rotunda do Rato / Real Fábrica Veiga (chegada)
Com a participação livre dos interessados em saber mais sobre a história da cidade e do seu património construído alusivo à indústria de lanifícios, disponibiliza-se um percurso pedestre na área de influência da ribeira da Goldra, apelidada também de ribeira dos Pisões.
Trata-se de um percurso fácil, quase circular, que cobre uma distância de cerca de 3 km e uma duração de 2 horas, que permitirá explorar a ribeira da Goldra, descobrir fábricas antigas, edifícios remodelados, toponímia, chaminés e outros vestígios relevantes. Em diferentes pontos dar-se-á a conhecer a história e as tradições dos lanifícios na cidade.

Data da última atualização: 2018-05-15