Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Mais 50 bolsas para estudar na UBI

Mais 50 bolsas para estudar na UBI

  • NOTÍCIA
  •   04 de julho de 2014  

A Universidade da Beira Interior oferece pela primeira vez cerca de 50 bolsas para estudantes que ingressem nas suas licenciaturas ou mestrado integrados. Estas bolsas têm um valor que varia entre os 1500 euros e o valor anual das propinas, podendo acumular com as bolsas de estudo oferecidas pelo Estado Português.

Ficheiro com o nome: ubi

 

Estas 50 bolsas são oferecidas por instituições e empresas da região, estando previsto que a divulgação das condições de candidatura e prazos ocorra durante as cerimónias de assinatura dos protocolos marcadas a partir da próxima semana.

Na maioria dos protocolos já preparados, as bolsas destinam-se a cursos da área de engenharias, havendo ainda outras áreas definidas como estratégicas para as empresas e instituições que oferecem a bolsa. A seriação dos candidatos será feita com base numa fórmula que contempla a situação socioeconómica dos candidatos e a sua nota de candidatura.

Para o Reitor da UBI, António Fidalgo, “a oferta destas bolsas é uma forma de incentivar os jovens a prosseguir estudos”. Recorde-se que, dos cerca de 150 mil alunos inscritos nos exames do Secundário, metade não pretende candidatar-se ao Ensino Superior.

De acordo com um estudo da OCDE, o salário dos licenciados em Portugal é 69% superior ao dos trabalhadores que terminaram apenas o ensino secundário. Também no desemprego há diferenças significativas: a taxa entre os licenciados é metade da taxa que se verifica entre cidadãos que terminaram apenas o ensino secundário.

A recente instalação de várias empresas de TIC na região, e as negociações existentes com as várias autarquias da região, deixam antever uma enorme procura de licenciados em várias áreas. Só na área Informática, os números atuais apontam para a necessidade de 800 licenciados.

António Fidalgo salienta ainda que “os dados mais recentes mostram bem que um curso superior ainda é uma mais-valia, por isso não queremos que ninguém deixe de se licenciar por falta de recursos económicos. A criação destas bolsas junta-se às Bolsas do Estado, ao Fundo de Apoio Social da UBI, às residências universitárias e às cantinas, formando uma das melhores ofertas sociais do país. A tudo isto deve ainda juntar-se a qualidade do ensino ao nível dos recursos humanos qualificados, das bibliotecas e dos laboratórios. Isto, claro, para além das condições naturais da região, da segurança e do ambiente propício ao estudo que existe na UBI”, diz ainda o reitor da UBI.

A oferta social da UBI inclui sete residências com 815 camas, apartamentos, quatro cantinas e 11 bares com refeições ligeiras. Atualmente a UBI tem cerca de 2 mil estudantes bolseiros.

  •   UBI
Data da última atualização: 2014-07-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.