Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. "Como sobreviver a Portugal continuando a ser português", um livro crítico à situação atual de Portugal

"Como sobreviver a Portugal continuando a ser português", um livro crítico à situação atual de Portugal

  • NOTÍCIA
  •   23 de outubro de 2014  

O mais recente ensaio de Gabriel Magalhães, docente da UBI, foi lançado no passado dia 18 de outubro.

Ficheiro com o nome: sobreviver_portugal

 

Foi apresentada, no passado dia 18 de outubro, a mais recente obra literária de Gabriel Magalhães "Como sobreviver a Portugal continuando a ser português". Este livro é um ensaio, no qual se reflecte sobre os actuais dramas da situação nacional, numa perspectiva que é, simultaneamente, crítica e optimista.

Nas palavras de Miguel Real (pseudónimo literário de Luís Martins: escritor, ensaísta e professor de filosofia) é "um original diagnóstico que desmascara a eterna política senhorial que nos domina". Refere ainda ser "uma proposta de fraternidade cívica como solução para Portugal que espantará o leitor pela originalidade".

 

Gabriel Magalhães nasceu em Luanda em 1965. Tendo vivido uma parte considerável da sua vida em Espanha, alguns dos trabalhos literários do autor foram escritos em castelhano e publicados no país vizinho: estão neste caso as crónicas que aparecem mensalmente no diário La Vanguardia, de Barcelona, e o ensaio Los secretos de Portugal: peninsularidad e iberismo (RBA, 2012).

Em 2013, saiu o seu primeiro volume de reflexões espirituais: Espelho Meu: A Leitura Diária do Evangelho Pode Mudar a Vida (Paulinas, 2013) - a edição italiana deste ensaio está neste momento em curso. É também autor dos romances: Não Tenhas Medo do Escuro (Difel, 2009), uma obra que obteve o Prémio de Revelação da APE, Planície de Espelhos (Difel, 2010) e Madrugada na Tua Alma (Alêtheia, 2011). Para além da sua actividade literária, trabalha como professor de literatura na Universidade da Beira Interior. Reside na Covilhã.

 

 

 

  •   UBI
Data da última atualização: 2014-10-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.