Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. BSAFE LAB da UBI coordena desenho de Diretrizes Europeias para Educadores em Contexto de Justiça Juvenil

BSAFE LAB da UBI coordena desenho de Diretrizes Europeias para Educadores em Contexto de Justiça Juvenil

  • NOTÍCIA
  •   24 de novembro de 2015  

Nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, a UBI vai acolher os parceiros do projeto “European Interaction Guidelines for Education Professionals when working with Children in Juvenile Justice Learning Contexts”, recentemente aprovado e financiado pela Comissão Europeia, e promovido pelo BSAFE LAB Law Enforcement, Justice and Public Safety Lab da Universidade da Beira Interior.

Ficheiro com o nome: bsafe_lab

 

Com um orçamento global de 525 mil euros, o projeto EIGEP visa intervir numa área educativa desafiante, mas especialmente relevante no contexto atual. Não existe neste momento na União Europeia um entendimento comum sobre a educação e o ensino em contexto de justiça juvenil. Trata-se de um tema não explícito na Agenda Europeia. O projeto EIGEP centra-se na redução de disparidades nos resultados de aprendizagem de crianças e jovens que passam pelo sistema de justiça juvenil, em comparação com os resultados das crianças e jovens no sistema de ensino regular.

O projeto tem como objetivos:

  • Contribuir para a melhoria da aprendizagem de crianças e jovens em contextos de justiça juvenil através do desenvolvimento de uma ferramenta inovadora de indução para a formação inicial e contínua de educadores (centros educativos, centros de apoio à juventude, centros de detenção alternativa, etc.);
  • Contribuir para o desenvolvimento de ferramentas e redes de apoio que permitam melhorar a disponibilidade e a qualidade da oferta formativa dirigida a profissionais de educação que desenvolvem a sua atividade em contexto de justiça juvenil;
  • Contribuir para a melhoria da gestão dos profissionais de educação em contextos de justiça juvenil nos países parceiros e a nível Europeu.

O consórcio que é responsável pela implementação deste projeto inclui o BSAFE LAB da UBI, a portuguesa IPS_Innovative Prison Systems (Qualify Just); o CPIP – Centre for Promoting Lifelong Learning da Roménia; a NAP – Administração Penitenciária da Roménia; o PPCK – Psychological support and counseling centre da Lituânia; a TITAN Partnership e a ABCD Community Services do Reino Unido.

O BSAFE LAB Law Enforcement, Justice and Public Safety Laboratory foi criado a partir da colaboração entre a UBI e a IPS_Innovative Prison Systems.

De acordo com o docente da UBI Nuno Garcia, coordenador do Conselho Executivo do BSAFE Lab, de que fazem também parte representantes da IPS_Innovative Prison Systems e da Microsoft Portugal, “trata-se de um laboratório interdisciplinar de investigação aberta, criado com o objetivo de aproximar a academia, as empresas e as organizações da administração pública, de promover e desenvolver nova investigação e transferir tecnologia nas áreas da aplicação da lei, da justiça e da segurança pública em áreas que vão das artes e humanidades, incluindo o direito, a história e a filosofia, a biologia e as ciências médicas, as ciências e as engenharias, incluindo as tecnologias de informação, e as ciências sociais, do comportamento e da educação”.

 “Criado em meados de 2014, o BSAFE LAB conta já com a colaboração de investigadores associados originários de vários países, empresas, associações empresariais e organizações da administração pública. Apresentou mais de uma dezena e meia de candidaturas a financiamento, sempre em colaboração com administrações penitenciárias europeias, tendo em curso 4 projetos financiados pela UE nas áreas da formação de profissionais e da organização do trabalho penitenciário; da justiça juvenil e da prevenção da radicalização com um valor global de financiamento superior a 1.2 milhões de euros” refere ainda este investigador e docente da UBI.

O projeto R2PRIS Prevenção da Radicalização nas prisões reuniu recentemente, na Covilhã, altos representantes de administrações penitenciárias europeias, de especialistas em matéria de segurança e contra-terrorismo, de centros de investigação de Portugal, Roménia, Noruega, Bélgica, Holanda e Turquia e de organizações internacionais (ICPA e EuroPris).

 

 

 

  1. Conferência de imprensa: Aula aberta: “Children in the criminal justice system: the responsibility of many, a priority of few

O projeto EIGEP será apresentado numa aula aberta que decorrerá no dia 30 de Novembro na sala 7.21 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas das 09:00 às 10:45. Às 11:00h realizar-se-á uma conferência de imprensa na qual os representantes dos órgãos de comunicação social poderão interagir com os convidados.

09:00h - Abertura:

- José Páscoa, Pró-Reitor da UBI

- Pedro Guedes de Carvalho, Presidente da FCSH da UBI

- Nuno Garcia, BSAFE Lab UBI

 

Apresentação: “Children in the criminal justice system: the responsibility of many, a priority of few”, Pedro das Neves (Portugal) & Daiana Huber (Roménia)

Mesa redonda: com representantes do Reino Unido, Roménia, Portugal, Lituânia

 

Data da última atualização: 2015-11-24
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.