“Uma das decisões fundamentais na renovação da identidade gráfica da UBI foi a de criar uma imagem inteiramente nova, quebrando a ligação ao passado das suas referências edificadas mais emblemáticas, alargando as mesmas à herança industrial e à elevação, geográfica e de autoexigência”, começou por explicar Afonso Borges, docente de Design da UBI e membro da equipa gráfica, constituída por Sara Velez, Luís Frias e Sofia Rato, também docentes da UBI.
A nova identidade visual da UBI procura refletir duas ideias essenciais: “montanha”, refletida nas curvaturas, sintetizando a natureza da região, e “memória”, na representação da verticalidade das chaminés, do passado industrial.
Na procura de síntese, “presente no recurso à sigla UBI cada vez mais reconhecida, as curvas da montanha tornaram-se incontornáveis, ou seja, “BI” reflete a região a emergir da névoa matinal e o “U” de universidade e de “Urb”, surge das chaminés, reminders da memória industrial da cidade e da região, das antigas fábricas ao longo da colina, hoje repovoadas por salas, laboratórios, conhecimento e pessoas” remata Afonso Borges.
