3. Ranking internacional destaca qualidade de Engenharia, Tecnologia e Informática

Ranking internacional destaca qualidade de Engenharia, Tecnologia e Informática

•   30 de novembro de 2018

Dois rankings setoriais do Times Higher Education reconhecem, pelo segundo ano consecutivo, o trabalho da UBI nas áreas “Computer Science” e “Engineering & Technology”.

Ficheiro com o nome: the_eng

Os campos científicos da Universidade da Beira Interior (UBI) relacionados com a engenharia, a tecnologia e a informática estão uma vez mais presentes nos rankings específicos das suas áreas, elaborados pelo Times Higher Education (THE). Pelo segundo ano consecutivo, os avaliadores internacionais desta prestigiada entidade que analisa instituições de Ensino Superior concluem que o trabalho realizado na Faculdade de Engenharia da UBI está entre os melhores a nível internacional.

Nas listagens divulgadas no dia 29 de novembro, e que se referem já a 2019, a UBI é incluída no “THE Computer Science Subject Ranking” no patamar 251–300 e no nível 301-400 no “THE Engineering & Technology Subject Ranking”.

Esta avaliação resulta da análise de indicadores como Ensino (Teaching, no original), Investigação (Research), Citações (Citations), Internacionalização e Transferência de Conhecimento (Industry Income).

A inclusão no THE Subject Rankings 2019 das áreas sediadas na Faculdade de Engenharia é vista pelo seu presidente com “orgulho e satisfação”. Sílvio Mariano felicita todos os Departamentos e Unidades de Investigação pelo trabalho realizado no último ano e considera que “revela o forte empenho dos docentes e discentes no ensino, na investigação e no seu impacto, bem como na inovação e internacionalização”.

Os resultados, acrescenta Sílvio Mariano, mostram que a Faculdade de Engenharia continua a afirmar-se “de forma consistente pela sua qualidade, permitindo alavancar uma maior atratividade nos níveis nacional e internacional”.

Com os “THE Computer Science Subject Ranking” e “THE Engineering & Technology Subject Ranking”, a UBI totaliza sete presenças nos rankings setoriais do Times Higher Education, nas edições para 2019: “THE Life Sciences Subject Ranking” (Ciências da Vida); “THE Physical Sciences Subject Ranking” (Física); “THE Pre-clinical, Clinical & Health Subject Ranking” (Pré-Clínica, Clínica e Saúde); “THE Business & Economics Subject Ranking” (Negócios e Economia); e “THE Social Sciences Subject Ranking”.

No ranking geral das instituições de Ensino Superior mundiais, o World University Rankings (WUR), a academia ubiana situa-se no patamar 601-800.

Times Higher Education By Subject

Data da última atualização: 2018-11-30